A Google anunciou esta segunda-feira que irá recolher novas imagens para a funcionalidade Street View em Braga, de modo a manter atualizado o Google Maps.
A partir dos próximos dias, a Google irá proceder à recolha de imagens de 360º para renovar as já preexistentes ou para fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores. Outras cidades, como Porto, Aveiro, Lisboa, Nazaré, Évora, Albufeira e Lagos, também serão atualizaddas.
Esta funcionalidade permite aos utilizadores explorarem e navegarem de forma virtual uma zona ou um bairro através de imagens panorâmicas ao nível da rua. A mesma está ainda disponível no Google Earth e no Google Maps para Mobile.
“Além de imagens de estradas poderemos vir ainda a registar alguns pontos de interesse – a pedido de organizações e entidades de turismo local – através do StreetView backpack – conhecido por Trekker – que permite recolher imagens 360ª em locais inacessíveis aos carros”, anunciou a Google em comunicado.
Antes da publicação das imagens, a Google desfoca as caras de pessoas e as matrículas de carros que possam aparecer nas imagens de modo a proteger a privacidade das mesmas. E mesmo, depois de publicadas as imagens, qualquer utilizador, através da opção “comunicar um problema” que aparece no canto inferior de cada imagem, pode solicitar a remoção dessa imagem ou sinalizar algum problema.