Seguir o O MINHO

Barcelos

Google e Bosch presentes no 15.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia do IPCA

Sessão solene decorre no auditório Eng. António Tavares

em

Foto: Divulgação

Multinacionais como Bosch e Google participam das celebrações dos 15 anos de existência da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que decorre no próximo dia 24 de maio.

Entre as várias atividades previstas, destacam-se a participação da multinacional Google (na pessoa do Eng. César Magalhães – Google AI) que vai apresentar uma comunicação sobre os recentes desenvolvimentos da empresa na área da inteligência artificial, e da multinacional Bosch (na pessoa do CEO da marca, Eng. Carlos Ribas), que vai apresentar uma comunicação sobre as soluções de mobilidade conectada e autónoma que a empresa tem desenvolvido.

A sessão solene decorre no auditório Eng. António Tavares, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia, em Barcelos, pelas 10:30.

Anúncio

Barcelos

“Here you go”: Barcelenses Sensible Soccers no cartaz do festival holandês Eurosonic

Escolha foi feita pela rádio portuguesa Antena 3

em

Foto: Facebook de ESNS (2013)

Os barcelenses Sensible Soccers vão atuar em janeiro no festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, na Holanda, foi anunciado, na terça-feira.

A organização anunciou, no ‘site’ oficial, as primeiras 33 bandas e artistas do cartaz, escolhidas por várias rádios nacionais europeias. Em Portugal, a escolha cabe à Antena 3. Além disso, foi anunciada a presença de quatro artistas e bandas da Suíça, o país em foco na edição de 2020.

OS Sensible Soccers, de Barcelos, editaram em março deste ano o terceiro álbum, “Aurora”. Em edição de autor com o apoio da GDA, “Aurora” foi gravado em residência na Casa do Soto, em Arouca.

Os Sensible Soccers, cuja discografia inclui ainda “8” e “Villa Soledade”, são Hugo Gomes (teclados), Manuel Justo (teclados e sintetizador) e André Simão (baixo e ‘drumpads’).

Continuar a ler

Barcelos

Prisão preventiva para homem que roubou dois anéis de ouro a idosa em Barcelos

Foram detidas outras duas mulheres e identificada uma criança de 10 anos

em

Foto: Ilustrativa / DR

Um juiz de instrução criminal no Tribunal de Guimarães aplicou prisão preventiva a um homem de 58 anos detido na segunda-feira por roubo de dois anéis de ouro a uma idosa em Barcelos, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR acrescenta que o juiz aplicou apresentações diárias no posto policial da sua área de residência a duas mulheres, de 40 e 18 anos, também detidas pelo mesmo crime.

No processo, a GNR identificou um menor de 10 anos que acompanhava os suspeitos e que foi entregue a um familiar, tendo os factos sido comunicados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Maia.

A GNR recuperou os dois anéis de ouro que tinham sido roubados à idosa, de 82 anos, bem como apreendeu 210 euros, uma nota de penhora no valor de 385 euros e um veículo.

Continuar a ler

Barcelos

Estudante de Barcelos medalha de bronze nas Olimpíadas de Biologia na Bolívia

em

Fotos: DR

Márcio Campos, estudante de Barcelos, foi um dos três estudantes portugueses a conquistar uma medalha de bronze na 13.ª edição das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que decorreram entre 09 e 13 de setembro, em Cochabamba, Bolívia. Também uma estudante bracarense conquistou um diploma de mérito na competição.

Aluno no colégio La Salle, em Barcelos, até final do ano letivo passado, Márcio Campos é um apaixonado pela Biologia, como contou a O MINHO fonte do departamento de ciência daquela instituição.

“O Márcio é alguém que é muito apaixonado pela Biologia, sempre mostrou interesse nesta área e acabou o ensino secundário com nota máxima porque, para além do interesse, aplicava-se e participava nestes concursos”, explica um antigo professor, revelando que o aluno “agora na universidade irá seguir medicina veterinária”.

Fotos: DR

Fonte do colégio salienta a O MINHO que “é sempre incentivado aos alunos para que participem nestes concursos, até por uma questão de valorização pessoal, mesmo quando não chegam às finais”, como no caso de Márcio, que já havia participado nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, que decorreram em 2018, obtendo igualmente bons resultados.

“Estamos a falar de umas olimpíadas que já têm um número elevado de países a participar, entre eles países como Argentina, Brasil e Costa Rica, ou até Espanha, onde se faz investigação na área da Biologia e se trabalha muito bem neste campo”, refere.

Para além de Márcio Campos, também uma aluna bracarense, Maria João Oliveira, estudante do colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, venceu um diploma de mérito na competição.

Foto: DR

Nestas olimpíadas participaram 50 alunos vindos de 13 países com a delegação portuguesa a arrecadar três medalhas de bronze e um diploma de mérito.

Em julho deste ano, também dois alunos minhotos, Marco Ribeiro, de Guimarães, e Diogo Nogueira, de Barcelos, conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Biologia em Szeged, Hungria.

Continuar a ler

Populares