Seguir o O MINHO

Esposende

Golfinho morto dà à costa em Esposende

Alerta foi dado por populares

em

Um golfinho sem vida foi encontrado na manhã deste domingo na praia de Belinho, Esposende.

Foto: Vítor Vasconcelos

A Polícia Marítima foi alertada por populares para a remoção do corpo do animal.

Anúncio

Cávado

Feira Quinzenal de Esposende está de volta a 01 de junho

Desconfinamento

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

A Feira Quinzenal de Esposende vai reabrir dia 01 de junho com a adoção de todas as medidas de segurança e de saúde pública, anunciou hoje a autarquia local. O certame estará aberto entre as 06:00 às 18:00.

A Câmara de Esposende solicita aos comerciantes e ao público que sigam as recomendações das autoridades de saúde e de proteção civil: a distância social, o uso de máscara e a lavagem e desinfeção frequente das mãos.

O espaço onde se realiza a feira estará delimitado por grades, com uma entrada e uma saída devidamente identificadas, sendo o acesso condicionando e controlado por funcionários municipais.

Será disponibilizado álcool gel para desinfeção das mãos por parte dos clientes, na entrada do recinto da feira e lembramos que é proibido manusear os produtos alimentares por parte dos clientes e que é importante a sensibilização dos mesmos para a minimização do toque noutros produtos e/ou superfícies.

A instalação dos comerciantes obedecerá a regras que preveem o distanciamento de dois metros entre as bancas, sendo permitida a permanência de dois clientes por tenda e sendo obrigatório o uso de máscaras, quer pelos vendedores, quer pelo público em geral.

O Município de Esposende garantirá a limpeza e desinfeção dos sanitários e terá uma especial atenção para com a limpeza de todos os espaços, nomeadamente no que se refere à adequada recolha de resíduos

Continuar a ler

Cávado

Menina de Esposende precisa de ajuda para ser tratada nos Estados Unidos

Solidariedade

em

Foto: Facebook

João Félix, Oblak e Felipe Augusto (Atlético de Madrid), Lindelof (Manchester United), Sérgio Oliveira (FC Porto), Raul Silva (SC Braga), Yves Baraye (Gil Vicente), Vinícius (Benfica), Emanuel Silva (canoísta, Sporting) e João Benta (ciclista, Rádio Popular) são alguns dos atletas que doaram as suas camisolas para um leilão cujas receitas têm o objetivo de permitir a uma menina de três anos, de Esposende, ser tratada a um neuroblastoma nos Estados Unidos da América.

Os leilões decorrem na página de Facebook Pelo Sorriso da Constança, criada em fevereiro deste ano pelos pais, com o objetivo de angariar o dinheiro necessária para o referido tratamento.

“Em setembro de 2018, a dias de completar dois anos de idade, Constança foi diagnosticada com um neuroblastoma de alto risco”, tendo sido, desde então, “submetida a um total de 14 ciclos de quimioterapia, a uma longa cirurgia, a um autotransplante de medula óssea e a 14 sessões de radioterapia”, explica a família na página de Facebook.

Chegada à última fase do tratamento, a imunoterapia, Constança “não reagiu bem”, o que levou os pais a procurarem alternativas.

“Começámos a pesquisar, a entrar em contacto com outros pais de meninos com neuroblastoma, e descobrimos esse tratamento nos Estados Unidos, mais propriamente Centro de Cancro Memorial Sloan-Kettering (MSK), em Nova Iorque. Falámos com a nossa médica que nos deu o consentimento, no sentido de termos a colaboração dela”, explica a O MINHO a mãe, Carina Branco.

“Os resultados desse tratamento têm sido muito promissores e reduz substancialmente o risco de recidiva, que é elevadíssimo nesta doença, principalmente sem imunoterapia”, sublinha a mãe de Constança, acrescentando que irá tentar também que a filha complete em Espanha um tratamento de imunoterapia “diferente do que temos em Portugal”.

Os pais de Constança ainda não apuraram o valor que será necessário para o tratamento da menina em concreto, o qual será divulgado na página. “Queremos saber o valor exato para divulgarmos, porque queremos ser honestos desde o início”, sublinha a mãe.

Porém, tendo em conta outros casos, o valor deverá ascender a centenas de milhares de euros.

Atualmente, Constança continua a ser medicada e acompanhada no IPO do Porto.

A situação de excecionalidade provocada pela covid-19 fez com que as atividades programadas para ajudar a causa fossem canceladas ou adiadas. “Estamos completamente condicionados devido ao coronavírus. Tínhamos muitas atividades e eventos organizados por amigos, não só em Esposende como noutras cidades, mas com esta situação foi tudo adiado ou cancelado”, realça Carina Branco.

A iniciativa que dá para manter, nestes tempos de pandemia, é o leilão das t-shirts de atletas que solidariamente se juntaram à causa. Em breve, adianta a mãe de Constança, será feito um novo sorteio de rifas.

Quem quiser contribuir pode fazê-lo através do IBAN: PT 50 0007 0000 0049 0416 0932 3
e NIB: 0007 0000 0049 0416 0932 3 (Nome: Constança Branco Costa).

Continuar a ler

Cávado

Antigo quartel da GNR de Esposende transformado em Arquivo Municipal

Investimento de 500 mil euros

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

O antigo quartel da GNR de Esposende vai ser remodelado e transformado em Arquivo Municipal, num investimento de cerca de 500 mil euros, foi hoje anunciado.

Segundo o anúncio do concurso público para a obra, hoje publicado em Diário da República, o prazo de execução será de 300 dias.

“No verão de 2011, teremos o novo arquivo pronto”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira.

O edifício do antigo quartel da GNR é propriedade da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, com quem o município celebrou um contrato de comodato para avançar com a candidatura da obra a fundos comunitários.

No entanto, e segundo Benjamim Pereira, está a ser preparada uma permuta, ficando a Câmara com a propriedade do antigo quartel e a União de Freguesias com a propriedade da sua sede, que pertence ao município.

Atualmente, o Arquivo Municipal de Esposende está instalado na cave dos Paços do Concelho, havendo ainda documentos espalhados por edifícios arrendados.

“A falta de espaço é manifesta”, referiu o presidente da Câmara.

Segundo Benjamim Pereira, no edifício do antigo do quartel será dada prioridade ao arquivo histórico do concelho, proporcionando boas condições de consulta.

A recuperação do edifício, situado no centro da cidade e devoluto há cerca de uma década, cumpre ainda o propósito de reabilitação urbana.

A intervenção decorrerá no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e o investimento será comparticipado em 85% por fundos comunitários.

Continuar a ler

Populares