Seguir o O MINHO

Futebol

‘Golaço’ de Pedrinho dá triunfo justo e o Gil Vicente consolida 5.º lugar

I Liga

em

Um grande golo de Pedrinho deu hoje ao Gil Vicente uma vitória ‘suada’, por 1-0, sobre um Portimonense reduzido a 10 unidades durante a maior parte do tempo do encontro da 19.ª jornada da I Liga de futebol.

O momento decisivo da partida surgiu aos 74 minutos, quando Pedrinho desferiu um potente remate de fora da área, materializando uma superioridade quase absoluta dos locais, muito acentuada pelo facto de o Portimonense ter jogado desde os 24 minutos com menos um jogador, por expulsão de Lucas Fernandes (segundo cartão amarelo).

Com este regresso aos triunfos, os minhotos seguram a quinta posição e registam apenas uma derrota nas últimas 10 jornadas, enquanto o Portimonense agudiza a crise de resultados, somando o quinto jogo seguido sem ganhar e a terceira derrota das últimas quatro jornadas, tendo pelo meio a eliminação nos ‘quartos’ da Taça de Portugal, em casa, pelo Mafra, da II Liga.

O Gil Vicente entrou mais forte e, logo aos quatro minutos, Rúben Fernandes, na sequência de uma bola parada, cabeceou ligeiramente ao lado e, 10 minutos depois, Samuel Portugal, com uma grande defesa, impediu o golo a Fran Navarro, após excelente jogada pelo lado direito de Zé Carlos.

O Portimonense sofreu uma grande contrariedade quando, logo aos 24 minutos, ficou a jogar com menos uma unidade, por expulsão de Lucas Fernandes – o médio viu dois cartões amarelos em 15 minutos.

Pouco depois, Paulo Sérgio compôs a equipa com Fali Candé, retirando o ponta-de-lança Aponzá (32 minutos), mas se o Gil Vicente já estava por cima no jogo, ainda mais se acentuou essa superioridade.

Aos 36 minutos, seria novamente a equipa de Barcelos a estar muito de marcar, mas Lucas, ao segundo poste, após um canto, atirou muito por cima.

Na segunda parte, o domínio dos gilistas foi total, mas a equipa de Ricardo Soares sentia muitas dificuldades para entrar no muito povoado último reduto algarvio.

Aos 61 minutos, Relvas não fez autogolo por pouco e, dois minutos depois, um remate de Pedrinho, ainda desviado num adversário, quase traiu Samuel Portugal que, logo a seguir, defendeu com dificuldade um remate de Zé Carlos (65).

O único golo da partida surgiu de um remate de fora da área, numa ‘bomba’ de Pedrinho a que Samuel Portugal não conseguiu dar resposta (74 minutos).

Apesar de uma muito ténue reação final do Portimonense, seria ainda o Gil Vicente a ficar muito perto do segundo, por Fujimoto (76 minutos) e Fran Navarro (89), mas o resultado manteve-se.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – Portimonense, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Pedrinho, 74 minutos.

Equipas:

– Gil Vicente: Frelih, Zé Carlos, Lucas, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho (Aburjania, 64), Pedrinho, Fujimoto, Leautey (Boubacar, 73), Samuel Lino e Fran Navarro (Elder Santana, 90+1).

(Suplentes: Brian, Henrique Gomes, Caiado, Aburjania, Jean Irmer, Bilel, Boubacar, Calero e Elder Santana).

Treinador: Ricardo Soares.

– Portimonense: Samuel Portugal, Fahd Moufi, Pedrão, Lucas Possignolo, Relvas, Pedro Sá (Ewerton, 82), Lucas Fernandes, Carlinhos, Angulo (Anderson, 82), Nakajima (Fabrício, 57) e Aponzá (Fali Candé, 32).

(Suplentes: Ricardo, Fali Candé, Henrique Jocu, Ewerton, Luquinha, Anderson, Renato Júnior, Marcus e Fabrício).

Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: João Pinheiro (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Lucas Fernandes (09 e 24), Fujimoto (30), Pedrão (45), Lucas Possignolo (78), Aburjania (87), Ewerton (87), Zé Carlos (87) e Fali Candé (87). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Lucas Fernandes (24).

Cartão amarelo para o treinador do Gil Vicente, Ricardo Soares (58).

Assistência: 3.233 espetadores.

Populares