GNR identificou falso mendigo e recuperou nove carteiras extraviadas em Fátima

A GNR identificou um falso mendigo e recuperou nove carteiras extraviadas durante a campanha que acompanhou cerca de meio milhão de pessoas entre os dias 04 e 14 de maio, no Santuário de Fátima Além isso foram localizadas 17 pessoas que se encontravam perdidas e recuperados 11 documentos extraviados.

Os dados da operação “Peregrinação Segura 2023” foram revelados pela Guarda esta manhã, dando conta de 1.420 ações realizadas, 535 delas em ações de apoio aos peregrinos em deslocamento, 6.054 fiscalizações de condutores, 599 multas, 107 excessos de velocidade e sete detidos por álcool.

“No decorrer desta operação, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal”, refere a GNR.

Relativamente ao falso mendigo identificado, a GNR não especificou mais detalhes, mas é habitual a presença de pessoas que pedem esmola alegando sofrer de doenças quando na realidade são saudáveis. Vêm de vários pontos do país até Fátima para burlar os peregrinos.

De acordo com a GNR, estiveram ainda em reforço, meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos, uma Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV).

Como apoio aos peregrinos internacionais, a GNR manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrol e contou com a colaboração da Guardia Civil.

Ocorrências mais significativas

  • 20 voos de drones não autorizados e cinco pilotos identificados;
  • 17  pessoas perdidas e posteriormente localizadas;
  • 11 extravio de documentos;
  • Dez extravios de carteiras e nove recuperadas;
  • Um falso mendigo identificado.

“A Guarda agradece a todos os peregrinos e visitantes de Fátima, pelo cumprimento das regras de segurança implementadas, salientando que o balanço desta operação é muito positivo, sem incidentes de relevo a registar”, considera a nota de imprensa.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x