Braga
GNR identifica proprietário do restaurante de Braga que recebeu comício de Ventura
Estiveram presentes cerca de 170 pessoas
em

A GNR identificou o proprietário do restaurante em Braga onde um jantar/comício do Chega juntou no domingo 170 pessoas, tendo o caso sido enviado para a justiça para apuramento de eventuais ilícitos, anunciou hoje aquela força policial.
Os apoiantes do candidato presidencial do Chega reuniram-se em ambiente festivo, num jantar/comício, em Braga, com música e cânticos, uma iniciativa que a candidatura afirmou cumprir as regras da Direção-Geral de Saúde.
Em comunicado hoje divulgado, o Comando da Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma que acompanhou a realização do evento, que se enquadrou no artigo do decreto lei sobre o novo confinamento que excetua da proibição de celebrações e eventos os atos que se realizem no âmbito da campanha para a as eleições presidenciais.
“A Guarda acompanhou a realização do evento procurando, nomeadamente, acautelar a manutenção da ordem pública, o que veio a ocorrer”, esclarece a GNR.
Segundo o comunicado, os agentes apuraram a participação de cerca de 170 pessoas no evento, no qual foram servidas refeições.
Apoiante de Ventura faz saudação nazi em jantar com 170 pessoas em Braga
O proprietário do estabelecimento foi identificado “por forma a ser elaborado o respetivo expediente e envio para Ministério Público do Tribunal Judicial de Braga, para apuramento de eventuais ilícitos que se possam ter verificado”, acrescenta a GNR.
Com cerca de 170 pessoas distribuídas em mesas redondas, o jantar/comício de domingo em Braga foi a maior iniciativa entreportas da candidatura desde o início do período de campanha oficial (10 de janeiro), uma vez que todos os comícios anteriores tiveram lugar em espaços com plateias devidamente preparadas para guardar a distância sanitária ou refeições coletivas apenas com algumas dezenas de convivas em restaurantes.
Apesar do “dever geral de recolhimento domiciliário” e num dia em que Portugal perdeu mais 152 pessoas para a covid-19, o diretor de campanha, mandatário nacional de André Ventura e membro da direção nacional do Chega, Rui Paulo Sousa, garantiu que o evento cumpriu a lei.
“Todos os eventos que estamos a realizar são feitos através das distritais, que contactam a Direção-Geral de Saúde (DGS), com os dados e o cumprimento de todas as regras de distanciamento, das mesas e dos lugares nas mesas”, disse.
O concorrente ao Palácio de Belém, André Ventura, nas suas ações de campanha eleitoral, tem criticado fortemente o executivo liderado por António Costa por aquilo que considera ser incompetência e falta de planeamento no combate às novas vagas da crise pandémica.
Segundo a RTP, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) tinha dado um parecer negativo ao evento que foi depois confirmado pelo delegado a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), mas o ACES Braga só já durante o dia de domingo terá tido conhecimento do documento, tal como a Guarda Nacional Republicana.
As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
A campanha eleitoral termina em 22 de janeiro. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 8.861 pessoas dos 549.801 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Notícia atualizada às 14h02 com mais informação.

Leia Também
Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso
Carros autónomos em Portugal deverão ser realidade em 2025 (com tecnologia de Braga)
Ameaça com seringa para roubar em estabelecimento de Braga
Mais de 300 brasileiros aguardam voo em Portugal para regressar ao país
OMS alerta para sequelas que precisam de cuidados prolongados da covid-19
Marcelo fala ao país hoje às 20:00
Reportagens da Semana


Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Economia


Pandemia faz aumentar procura pelas mercearias urbanas em Braga
Pomar Verde e 'Mariazinha' realçam serviço de proximidade


Após fazer 100 anos, “avó guerreira” de Barcelos teve covid-19 mas superou a doença
Almerinda Rodrigues
Populares
- PaísHá 2 dias
Segundo prémio do Euromilhões, de 3,5 milhões de euros, saiu em Portugal
- BragaHá 2 dias
PSP fiscalizou infratores ao volante em plena Avenida da Liberdade, em Braga
- BragaHá 19 horas
Tribunal condena presidente da Câmara de Vila Verde a perda de mandato
- BarcelosHá 22 horas
Barcelos: Homem tem que pagar 60 mil euros à ex-companheira por trabalho doméstico