O uso do cinto de segurança nos autocarros está desde esta terça-feira a ser incentivado em campanha desenvolvida pela GNR e a FlixBus, que durante a semana realizarão ações de sensibilização e fiscalização a bordo de viagens, de norte a sul do país.
“A intenção é alertar para a importância e obrigatoriedade de usar cinto de segurança”, afirmou um responsável FlixBus a O MINHO, referindo que “a campanha reforçará ser este gesto simples acima de tudo essencial para segurança dos passageiros”.
“E assim se reduzindo significativamente o risco de ferimentos graves ou fatalidades em caso de acidente”, refere a FlixBus, para quem “as melhores viagens começam com um click, constituindo o mote da campanha que une a GNR e a empresa”.
A ação conjunta de sensibilização para a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança a bordo dos chamados “expressos”, os autocarros cada vez mais utilizados, referindo a GNR que viajar com o cinto de segurança “é mais do que uma obrigação legal”.
“Com a campanha, a GNR e a FlixBus reforçam a mensagem de que acima de tudo, é uma atitude responsável que protege os passageiros em caso de acidente, que deve ser adotada por todos aqueles que viajam nos chamados expressos”, afirma a GNR.
“Tal como acontece nas viaturas particulares, a não utilização do cinto de segurança nos autocarros de longo curso constitui uma infração à lei, sujeita a uma coima no valor mínimo de 120 euros”, ainda de acordo com a Guarda Nacional Republicana.
O diretor de operações da FlixBus em Portugal, Tiago Cavaco Alves, afirmou que “apesar de o uso do cinto de segurança ser obrigatório, nem sempre é prática habitual entre passageiros, mas devem ser adotados, como o fazem em veículos particulares”.
“A GNR desempenha papel essencial na promoção da segurança rodoviária em Portugal, não apenas através da fiscalização, mas também na educação e na prevenção”, acrescentou o diretor de operações da FlixBus em Portugal, Tiago Cavaco Alves.
“É com grande satisfação que vemos esta campanha ser desenvolvida em parceria com esta instituição, a GNR, partilhando o compromisso de garantir a segurança dos milhares de passageiros que circulam diariamente nas estradas portuguesas”, referiu.
Um “click” que faz toda a diferença
“A campanha de forma leve e próxima da rotina dos passageiros, associa o gesto de apertar o cinto de segurança, o ‘click’, a outros comportamentos habituais durante uma viagem de autocarro, como colocar os auscultadores ou ouvir música”, afirmou.
“Para além das ações de sensibilização desenvolvidas em parceria com a GNR, a FlixBus irá reforçar a comunicação sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança a bordo dos autocarros em Portugal”, destacou o diretor de operações da FlixBus.
Estão também previstas iniciativas de sensibilização nos principais terminais rodoviários do país e no âmbito desta campanha, será intensificada a comunicação digital, com o objetivo de promover a segurança a bordo junto de um público mais alargado.
Para além das ações de sensibilização desenvolvidas em parceria com a GNR, a FlixBus irá reforçar a comunicação sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança a bordo dos autocarros que operam em Portugal, estando também previstas iniciativas de sensibilização nos principais terminais rodoviários do país, como no Minho, onde opera muito, nesta campanha, será intensificada a comunicação digital, com o objetivo de promover a segurança a bordo junto de um público mais alargado.