O Posto Territorial da GNR do Sameiro, em Braga, tem cerca de um terço do efetivo infetado ou em quarentena, por causa da covid-19, o que tem vindo a afetar o patrulhamento e o serviço operacional. Embora haja reforço do Posto Territorial de Braga, as dificuldades têm sido muitas, apurou O MINHO junto de fontes do quartel, nas imediações do santuário mariano.
A situação ocorre numa altura do ano em que ambos os Santuários, do Sameiro e do Bom Jesus, têm uma procura muito maior, não só por se tratar de época de veraneio, mas ainda por os montes sacros estarem mais frequentados, devido à pandemia, dado serem a fruição ao ar livre e terem bastante espaço para distanciamento físico, entre os turistas.
Só que o Posto da GNR do Sameiro não se limita a policiar o triângulo turístico-religioso de Braga, mas também uma imensa área, que vai desde a zona urbana de Nogueiró (uma parte já no chamada perímetro de Lamaçães), Tenões, São Pedro de Este, São Mamede de Este, Espinho, Pedralva e Sobreposta.
Pelo menos cerca de um terço de efetivo está inoperacional, mais concretamente há já a confirmação de pelo menos dois infetados, além de quatro em isolamento profilático.
O Destacamento Territorial de Braga da GNR inclui um total de cinco Postos: Braga, Sameiro, Ruílhe (este só de mero atendimento e apenas nos dias e a horas de expediente burocrático), Vila Verde e Prado, debatendo-se, segundo as mesmas fontes, com dificuldades a todos os níveis, mas que são desconhecidas do grande público, segundo as mesmas fontes internas, mas anónimas, por receio de represálias disciplinares.