A GNR controlou, ao longo deste sábado, todos os acessos à cidade de Braga, tendo-se desmultiplicado em operações de maior envergadura e com patrulhas em diversos pontos do concelho, uma das quais entre Nogueiró e Lamaçães.
- Anúncio -
O controlo acentuou-se desde o início da tarde, com os carros-patrulha perfilados na chamada rotunda do Feliz, em Celeirós, enquanto militares do Destacamento Territorial de Braga inquiriam os automobilistas e acompanhantes acerca das deslocações,
Houve vários casos de incumprimento por entre quem se deslocava fora do concelho de residência, ou os que, estando no seu município, admitiam que tinham decidido sair de casa sem justificação válida. Alguns confessaram ter consciência de estarem a infringir as regras de confinamento. Outros diziam não saber.
Nos casos em que comprovadamente havia circulação contra as regras determinadas pelo Governo, eram aplicadas multas com valores mínimos de 200 euros para cidadãos.
Na rotunda de Carvalho de Este, junto ao Monumento às Populações Resistentes às Invasões Francesas, em São Mamede de Este, no concelho de Braga, um grande número de automobilistas foi mandado parar, em ambos os sentidos das vias, habitualmente com bastante trânsito, pois aproximam os distritos de Braga e Vila Real.
Aquele local dá acesso até à variante da EN 103, ligando à Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Montalegre e Chaves.
Além da observância sobre as normas em vigor relativas à covid-19, a GNR também verificou o estado de conservação dos veículos, documentação, incidindo na fiscalização de seguros e inspeções, ambos obrigatórios.
Em Nogueiró, nas imediações do Hotel de Lamaçães, uma patrulha de apoio aos cidadãos do posto da GNR do Sameiro, ia elucidando quem passava sobre o que era possível fazer, em termos de circulação, até por esta área estar a ser fortemente intervencionada com obras de requalificação promovidas pela Câmara de Braga, sendo difícil a circulação de transeuntes.
Esta operação foi liderada pela capitão Luísa Peixoto, a comandante do destacamento de Braga da GNR, coadjuvada pelo sargento-ajudante Lima Pereira, comandante do Posto da GNR de Vila Verde.