Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

GIPS e FEB combateram incêndio florestal no “coração” do Gerês

em

Fotos: Joaquim Gomes / O MINHO

O Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e a Força Especial de Bombeiros (FEB) combateram incêndio florestal no “coração” do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Em face da incessibilidade do teatro de operações para montar o dispositivo de combate ao fogo florestal, os militares do GIPS da GNR e os “Canarinhos” da FEB foram logo helitransportados ao “coração” do único parque nacional português, em Terras de Bouro.

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

De acordo com ambas as forças, tratou-se de “uma operação não muito usual, pelo grau de risco e complexidade”, mas em face dos riscos de destruição de espécies autóctones e peculiaridades do PNPG, as duas equipas foram projetadas para o “coração” o parque, de modo, a extinguirem as chamas e a impedir reacendimentos, o que conseguiram com êxito.

Desde este ano que o GIPS da Guarda Nacional Republicana tem competências também no combate ampliado aos incêndios florestais, estando a trabalhar com muita colaboração e entreajuda na região do Minho com uma Equipa da Força Especial de Bombeiros (FEB), que está destacada em Guimarães.

Anúncio

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

Populares