Uma fotografia de uma gineta, registada pelo fotógrafo de Braga João Ferreira, venceu o segundo prémio na categoria “Mamíferos”, durante o Festival de Imagem de Natureza de Vouzela Insitu – um evento que tem como grande objetivo a promoção e a conservação da natureza através da imagem.
“Uma gineta encara o meu set de foto armadilha de dentro de um castanheiro seco e oco, a queda da folha proporcionou o cenário ideal para a foto”, refere o autor na descrição que acompanha a fotografia.
Uma gineta encara o meu set de foto armadilha de dentro de um castanheiro seco e oco, a queda da folha proporcionou o cenário ideal para a foto.
João Manuel Araújo Ferreira
Segundo a organização do concurso, a categoria “Mamíferos” engloba “desde os pequenos e frenéticos micromamíferos aos grandes carnívoros de topo”.
“Esta categoria pretende enaltecer o carácter e a beleza dos animais, elucidando sobre o seu comportamento e retratando-os no seu habitat natural”, é assinalado.
Tiago Mateus, com uma fotografia de corvos-marinhos, venceu a categoria “Aves” e foi o vencedor absoluto desta edição de 2023.
Também três fotografias do Parque Nacional da Peneda -Gerês foram distinguidas no concurso, com uma delas, de Mário André Barros da Cunha, a vencer a categoria “Paisagens”.