Gil Vicente visita FC Porto e SC Braga recebe Boavista

Gil vicente visita fc porto e sc braga recebe boavista
Foto: DR

FC Porto e Sporting procuram manter-se no topo da I Liga de futebol nas receções a Gil Vicente e Rio Ave, respetivamente, em jogos da sexta jornada, enquanto o campeão Benfica tenta sarar as feridas europeias em Portimão.

O líder Boavista, que está em igualdade pontual com ‘dragões’ e ‘leões’, mas até tem vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos, deverá ter mais dificuldade para se manter nas ‘carruagens’ da frente, pois terá de visitar o SC Braga.

Mesmo privado de Marcano, Evanilson, Veron, Danny Namaso e, previsivelmente, Zaidu, devido a lesão, o FC Porto espera manter a embalagem do início da época 2023/24 – apesar de algumas exibições pouco entusiasmantes -, confirmada com a vitória na terça-feira sobre o Shakhtar Donetsk, em Hamburgo, por 3-1, na estreia na Liga dos Campeões.

Em vésperas de se deslocar Lisboa para defrontar o Benfica, na próxima ronda, o vice-campeão está proibido no sábado de perder pontos em casa frente ao Gil Vicente, nono classificado, que até se impôs no último embate com os ‘azuis e brancos’, na temporada passada, por 2-1, em pleno Estádio do Dragão.

Tal como o rival portuense, o Sporting, que hoje joga na Áustria com o Sturm Graz, para a Liga Europa, encerra a jornada na segunda-feira frente a um adversário que ainda não ganhou fora do seu estádio, apesar de o Rio Ave, 12.º colocado, já ter somado um ponto na condição de visitante, enquanto os gilistas ainda estão em branco.

O Boavista não terá tarefa, aparentemente, tão fácil para continuar a integrar o trio de equipas invictas e que lideram o campeonato, apesar de poder beneficiar da capacidade goleadora do eslovaco Róbert Bozeník, melhor marcador da competição, com cinco golos.

Os ‘axadrezados’ deslocam-se no domingo ao reduto do SC Braga, que ocupa um modesto oitavo lugar e dá os primeiros sinais de crise, com derrotas sofridas nos dois últimos jogos: no reduto do Farense (3-1), na ronda anterior, e na receção ao Nápoles (2-1), na quarta-feira, no arranque da ‘Champions’.

O Benfica também teve no mesmo dia uma estreia pouco auspiciosa na principal prova europeia de clubes, ao perder por 2-0 na receção ao Salzburgo, que interrompeu um ciclo vitorioso de quatro partidas seguidas na I Liga, após a entrada em falso perante o Boavista (derrota por 3-2).

O campeão nacional não quererá ver aumentar o atraso de um ponto para o trio da frente, e parece encontrar no domingo, no estádio do Portimonense, o oponente ideal, uma vez que a equipa algarvia, 13.ª posicionada, ainda persegue o primeiro triunfo perante os seus adeptos e apenas não saiu derrotada em quatro das 20 receções ao Benfica para o campeonato.

O Vitória SC desloca-se no sábado a Rio Maior para defrontar o Casa Pia, num confronto entre quinto e sexto classificados, separados por um ponto, com vantagem para os minhotos, com o Famalicão, sétimo, em igualdade com os casapianos, a poder aumentar a pressão, se vencer na sexta-feira o Arouca, no jogo de abertura da jornada.

Programa da sexta jornada

– Sexta-feira, 22 set:

Famalicão – Arouca, 20:15

– Sábado, 23 set:

Estoril Praia – Vizela, 15:30

Moreirense – Farense, 15:30

Casa Pia – Vitória SC, 18:00

FC Porto – Gil Vicente, 20:30

– Domingo, 24 set:

Desportivo de Chaves – Estrela da Amadora, 15:30

Portimonense – Benfica, 18:00

SC Braga – Boavista, 20:30

– Segunda-feira, 25 set:

Sporting – Rio Ave, 20:15

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Francisco neto diz que portugal está confiante para a liga das nações feminina

Francisco Neto diz que Portugal está confiante para a Liga das Nações feminina

Próximo Artigo
Lançado roteiro por 57 projetos de falecido arquiteto de viana

Lançado roteiro por 57 projetos de falecido arquiteto de Viana

Artigos Relacionados