Gil Vicente quebra invencibilidade do Moreirense

2-0
Gil vicente quebra invencibilidade do moreirense
Foto: Gil Vicente FC

O Gil Vicente venceu hoje o Moreirense, por 2-0, em jogo da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que um grande golo de Pablo começou a fazer ruir a série invencível dos cónegos no campeonato.

O avançado brasileiro inaugurou o marcador aos 49 minutos, premiando a postura mais ofensiva da equipa, e Gustavo Varela, já nos descontos (90+2), castigou a incapacidade de reação com eficácia da equipa de Moreira de Cónegos.

Com este triunfo, os gilistas, que vinham de dois jogos sem vencer, depois de uma vitória na ronda inicial da prova, sobem à condição ao sexto lugar, agora com sete pontos.

Já o Moreirense segue na terceira posição, com nove pontos, em igualdade com Sporting e FC Porto, mas agora com mais um jogo.

Neste desafio, a formação de Barcelos, vinda de um empate (0-0) em casa, entrou mais pressionante e criou a primeira grande ocasião logo aos cinco minutos, quando Santi García cabeceou a rasar o poste após cruzamento de Martín Fernández.

Os gilistas mostravam-se mais atrevidos nesta fase inicial e, perante alguma falta de tração do adversário, Pablo Felipe e Zé Carlos também ensaiaram remates nos instantes seguintes.

O Moreirense, que ostentava o estatuto invencível, sentiu a audácia contrária e começou a responder à passagem dos dez minutos, num livre direto de Alanzinho que passou perto da trave da baliza de Andrew Ventura, e num tiro de Guilherme Schettine, aproveitando uma perda de bola do setor defensivo adversário.

A partir do quarto de hora, o encontro tornou-se mais equilibrado, com os visitantes a subirem linhas e a condicionarem a saída de bola dos gilistas, que tentaram manter a construção apoiada através de Konan e Martín Fernández, muito ativos no flanco esquerdo.

Até ao intervalo, o jogo perdeu alguma intensidade ofensiva e ficou mais ‘partido’, sem novas oportunidades claras de golo para qualquer um dos lados, fazendo o nulo arrastar-se.

Logo no arranque da segunda metade, César Peixoto lançou os reforços Murilo e Agustín Moreira no jogo, para os lugares de Martín e Bermejo, e a equipa reagiu quase de imediato.

Isto porque, aos 49 minutos, na sequência de uma assistência em profundidade de Luís Esteves, Pablo desmarcou-se, driblou os dois centrais contrários e atirou, sem oposição, para o primeiro golo do jogo.

Surpreendido com a reentrada de rompante do adversário, o técnico do Moreirense, Vasco Botelho, quis retificar quase de imediato, operando uma tripla substituição com as entradas de Ofori, Landerson e Diogo Travassos.

Ainda assim, os barcelenses mantiveram o embalo e, aos 59, Luís Esteves ameaçou o segundo golo, num remate de longe para defesa apertada de Caio Secco.

Já depois da hora de jogo começou a surgir a reação dos cónegos, num cabeceamento de Schettine e num remate de longe de Diogo Travassos, que passaram muito perto da baliza de Andrew.

A coesão do Gil Vicente foi, paulatinamente, sendo beliscada, sofrendo calafrios causados pelo adversário, num golo anulado a Gower, por fora de jogo, e numa perdida de Yan Lincoln.

No entanto, já nos descontos (90+2), e aproveitando o adiantamento do Moreirense, os ‘galos’ deram a estocada final, num rápido contra-ataque, onde o recém-entrado Gustavo Varela desviou, de cabeça, um cruzamento de Murilo para o 2-0.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.

Gil Vicente – Moreirense, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Pablo Felipe, 49 minutos.

2-0, Gustavo Varela, 90+2.

Equipas

– Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos (Hevertton Santos, 72), Marvin Elimbi, Jonathan Buatu, Ghislain Konan, Santi García, Facundo Cáseres, Sérgio Bermejo (Murilo Souza, 46), Luís Esteves (Zé Carlos Ferreira, 72), Martín Fernández (Agustín Moreira, 46) e Pablo Felipe (Gustavo Varela, 79).

(Suplentes: Dani Figueira, Hevertton Santos, Arthur Tchaptchet, Gonçalo Maia, Zé Carlos Ferreira, Gustavo Varela, Murilo Souza e Agustín Moreira).

Treinador: César Peixoto.

– Moreirense: Caio Secco, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Álvaro Martínez (Jimi Gower, 80), Mateja Stjepanovic, Afonso Assis (Lawrence Ofori, 56), Cédric Teguia (Landerson, 56), Alanzinho, Kiko Bondoso (Diogo Travassos, 56) e Guilherme Schettine (Yan Lincon, 65).

(Suplentes: André Ferreira, Francisco Domingues, Diogo Travassos, Gilberto Batista, Lawrence Ofori, Jimi Gower, Yan Maranhão, Joel Jorquera e Landerson).

Treinador: Vasco Botelho da Costa.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Yan Lincon (74), Álvaro Martínez (76) e Ghislain Konan (89).

Assistência: 5.693 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Prisão preventiva para o incendiário de ponte da barca

Prisão preventiva para o incendiário de Ponte da Barca

Próximo Artigo
Barcelos investe 700 mil euros na iluminação do estádio e dá 'show' de luzes

Barcelos investe 700 mil euros na iluminação do estádio e dá 'show' de luzes

Artigos Relacionados