Gil Vicente termina época em 12.º

O Estrela da Amadora venceu hoje o Gil Vicente por 1-0, com um golo de Kikas, aos 24 minutos, na 34.ª ronda da I Liga de futebol.

Em dia de decisões para o Estrela da Amadora, os ‘tricolores’ asseguraram a manutenção na I Liga ao triunfarem sobre o Gil Vicente, por 1-0, com um golo de Kikas, na primeira parte.

Sem vencer há oito jogos, a formação da Amadora sabia que não podia falhar na receção aos gilistas, num Estádio José Gomes repleto no apoio à equipa: a formação ‘tricolor’ conseguiu o objetivo, conquistando um triunfo que lhe garantiu a permanência no principal escalão do futebol português.

Sérgio Vieira efetuou seis mexidas na formação do Estrela em relação à derrota pesada em Vizela (4-0), colocando Miguel Lopes, Nanu, Leonardo, Nilton, Kikas e Regis nos lugares de Pedro Mendes, Hevertton, Pedro Sá, Rúben Lima, André Luís e Rodrigo Pinho.

No Gil Vicente, o treinador Tozé Marreco mudou apenas uma unidade no ‘onze’ em relação à equipa que bateu o Farense (2-0), com Felipe Silva a ocupar o lugar de Zé Carlos.

A formação do Estrela da Amadora iniciou o jogo a pressionar alto e teve logo a abrir uma oportunidade desperdiçada por Kikas, num desvio na grande área para defesa de recurso de Andrew para canto, embora o lance tivesse sido depois anulado por posição irregular do atacante.

Muito dinâmica em termos ofensivos, a equipa estrelista criou boas situações claras para abrir o ativo, por Leonardo, duas vezes, e por Mansur, mas os ‘tricolores’ erraram sempre o alvo.

Com tanta insistência, o Estrela conseguir chegar finalmente ao golo, ao minuto 24, por Kikas, a desviar de cabeça na grande área um cruzamento bem medido de Nanu. O avançado português fez o oitavo golo na competição.

À meia hora, o técnico Sérgio Vieira foi obrigado a substituição forçada no Estrela, devido a uma lesão muscular de Nilton, fazendo entrar João Reis.

Para o Gil Vicente, o encontro na Amadora apenas servia para cumprir calendário. A equipa esteve algo adormecida na primeira parte e só ao minuto 37 criou algum perigo, com Alipour a desviar na pequena área um cruzamento de Fujimoto à linha, defendido facilmente por Bruno Brígido.

O técnico do Gil Vicente, Tozé Marreco, não gostou do que viu no primeiro tempo e ainda antes do intervalo operou três substituições de uma assentada, fazendo entrar Zé Carlos, Tidjany Touré e Kazu para os lugares de Alex Pinto, Felipe Silva e Alipour.

Na segunda parte, o Gil Vicente subiu as linhas e equilibrou o jogo, começando a criar mais perigo junto à baliza contrária.

A formação de Barcelos dispôs da melhor situação para empatar a partida, aos 56 minutos, num remate de Zé Carlos ao poste esquerdo da baliza de Bruno Brígido.

No entanto, o Estrela cerrou fileiras e, contando com forte apoio dos adeptos, conseguiu gerir a vantagem até ao final da partida, lançando a festa da permanência na Amadora.

Após o apito final, gerou-se uma discussão acesa no relvado com empurrões à mistura entre jogadores e responsáveis das duas equipas, tendo o árbitro João Pinheiro expulsado um elemento de cada equipa técnica.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio José Gomes, na Amadora.

Estrela da Amadora – Gil Vicente, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores

1-0, Kikas, 24 minutos.

Equipas

– Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Kialonda Gaspar, Miguel Lopes (Pedro Sá, 83), Mansur, Nanu, Bucca, Leonardo, Nilton (João Reis, 30), Regis (Hevertton, 82), Kikas (André Luiz, 67) e Léo Jabá.

(Suplentes: António Filipe, Ronaldo Tavares, André Luiz, João Reis, Rodrigo Pinho, Pedro Sá, Hevertton, Rúben Lima e Tashan Oakley-Boothe).

Treinador: Sérgio Vieira.

– Gil Vicente: Andrew, Alex Pinto (Zé Carlos, 43), Gabriel Pereira, Buatu Mananga, Felipe Silva (Kazu, 43), Mory Gbane, Maxime Dominguez (Miro, 77), Murilo Sousa (Depú, 67), Kanya Fujimoto, Ali Alipour (Tidjany Touré, 43) e Félix Correia.

(Suplentes: Brian Araújo, Zé Carlos, Tidjany Touré, Roan Wilson, Pedro Tiba, Depú, Martim Neto, Miro e Kazu).

Treinador: Tozé Marreco.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Regis (62) Bucca (90+4) e Nanu (90+4).

Assistência: 7331 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados