Arquivo

Gil Vicente sofre reviravolta em Alvalade nos últimos minutos

32.ª jornada
Gil vicente sofre reviravolta em alvalade nos últimos minutos
Foto: Gil Vicente FC

O golo do futebolista Eduardo Quaresma, em tempo de compensação, deu hoje a vitória ao Sporting na receção do Gil Vicente, em jogo da 32ª jornada da I Liga, que ‘leões’ estiveram a perder.

Félix Correia, de grande penalidade, aos 26 minutos, inaugurou o marcador. Na segunda parte, Maxi Araújo, aos 81, fez a igualdade, e, aos 90-3, Quaresma fez a reviravolta que deu o triunfo ao Sporting e que o mantém na liderança da I Liga, com 78 pontos, os mesmos que o Benfica, adversário na próxima ronda.

Se na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com a formação de Barcelos o treinador Rui Borges afirmou se o Sporting estivesse com a cabeça no dérbi poderia sair caro à equipa, a verdade é que só depois do ‘capitão’ Hjulmand (suplente hoje para não correr o risco de ver o quinto cartão amarelo) ter entrado em campo é que a formação de Alvalade conseguiu aniquilar um Gil Vicente frio, cerebral e a ocupar bem os espaços.

Ainda antes do apito inicial do árbitro lisboeta Tiago Martins, o Sporting homenageou Francisco Trincão pelos 150 jogos com a camisola dos ‘leões’. Pouco antes, o Gil Vicente foi forçado a fazer uma alteração na equipa inicial. Fujimoto, com um problema no joelho durante o aquecimento, deu lugar a Santi Garcia.

Impulsionado por um Estádio José Alvalade praticamente esgotado, (44.676 espetadores), o Sporting entrou melhor no jogo, com um futebol com mais vertigem e logo nos minutos iniciais viu Francisco Trincão a rematar ao lado da baliza de Andrew. E depois foi perdendo o gás.

O Gil Vicente, mais pausado e com grande preocupação na ocupação dos espaços, apostava, quando conseguia, em saídas rápidas para o ataque. Numa dessas iniciativas, aos 22 minutos, viu Jonathan Mutombo ser derrubado por St. Juste na grande área do Sporting. Após intervenção do VAR, Tiago Martins assinalou grande penalidade que viria a ser convertida por Félix Correia.

Sem conseguir penetrar na muralha defensiva montada por César Peixoto, o Sporting apostou nas bolas longas, que não tiveram sucesso até ao intervalo.

Na segunda parte e a ter de vencer, Rui Borges tirou o amarelado St. Juste – fez recuar Debast para o eixo da defesa -, Morita e Pedro Gonçalves e chamou a jogo Hjulmand, Geovany Quenda e Harder.

Com isto, o Sporting subiu o bloco – em posse de bola o guarda-redes Rui Silva jogava junto ao semicírculo do meio-campo -, o que empurrou o Gil Vicente para o último terço do terreno.

Sem perder a cabeça, apesar do evoluir do cronómetro, o Sporting procurava gizar jogadas de ataque organizado, até que Harder, com um remate de pé direito à entrada da área, levou a bola a embater num adversário tendo esta sobrado para Maxi Araújo. Este aproveitou a oferta e, aos 81 minutos, fez o 1-1.

A equipa de Barcelos acusou o golo sofrido, abriu espaços e viu Trincão, de livre direto, ‘tirar tinta’ do poste da baliza de Andrew, aos 87 minutos, guarda-redes que pouco depois defendeu o cabeceamento de Harder.

Quando o nervosismo já tinha tomado conta das bancadas de Alvalade ao ver que o empate atrasaria o Sporting na luta pelo título nacional, eis que Eduardo Quaresma, que recebeu a bola de Andrew, depois de uma defesa a punhos na sequência de a cobrança de um pontapé de canto, deu o trunfo ao Sporting, aos 90+3, com um remate de fora da área em jeito.

Nos festejos o jovem central, de 23 anos, foi ‘engolido’ pelos companheiros de equipa e pelo público. Nas imagens foi visível ver o jogador em lágrimas e como prémio foi considerado o homem do jogo.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Gil Vicente, 2-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores

0-1, Félix Correia, 26 minutos (grande penalidade).

1-1, Maxi Araújo, 81.

2-1, Eduardo Quaresma, 90+3.

Equipas

– Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, St. Juste (Hjulmand, 64), Gonçalo Inácio, Geny Catamo (Biel, 83), Morita (Quenda 64), Debast, Maxi Araújo, Trincão (Matheus Reis, 90+7), Pedro Gonçalves (Harder, 64) e Gyökeres.

(Suplentes: Franco Israel, Fresneda, Ricardo Esgaio, Matheus Reis, Hjulmand, Eduardo Felicíssimo, Quenda, Biel e Harder).

Treinador: Rui Borges.

– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Marvin (João Teixeira, 66), Buatu, Mutombo, Bamba, Cáseres, Félix Correia (Bermejo, 89), Santi García (Mboula, 66), João Marques (Diogo Costa, 75) e Pablo Felipe (Jorge Aguirre, 66).

(Suplentes: Brian Araújo, Kazu, Diogo Costa, João Teixeira, Bermejo, Tidjany Touré, Mboula e Jorge Aguirre).

Treinador: César Peixoto.

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para St. Juste (25), Maxi Araújo (44), Pablo Felipe (45+1), Marvin (51), Andrew (67) e Eduardo Quaresma (90+5).

Assistência: 44.676 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Benfica vence braga e leva para a luz decisão do título de voleibol feminino

Benfica vence Braga e leva para a Luz decisão do título de voleibol feminino

Próximo Artigo
Vitória sc em vantagem na final do nacional de polo aquático

Vitória SC em vantagem na final do Nacional de polo aquático

Artigos Relacionados