Gil Vicente sofre reviravolta em Alvalade nos últimos minutos

32.ª jornada
Foto: Gil Vicente FC

O golo do futebolista Eduardo Quaresma, em tempo de compensação, deu hoje a vitória ao Sporting na receção do Gil Vicente, em jogo da 32ª jornada da I Liga, que ‘leões’ estiveram a perder.

Félix Correia, de grande penalidade, aos 26 minutos, inaugurou o marcador. Na segunda parte, Maxi Araújo, aos 81, fez a igualdade, e, aos 90-3, Quaresma fez a reviravolta que deu o triunfo ao Sporting e que o mantém na liderança da I Liga, com 78 pontos, os mesmos que o Benfica, adversário na próxima ronda.

Se na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com a formação de Barcelos o treinador Rui Borges afirmou se o Sporting estivesse com a cabeça no dérbi poderia sair caro à equipa, a verdade é que só depois do ‘capitão’ Hjulmand (suplente hoje para não correr o risco de ver o quinto cartão amarelo) ter entrado em campo é que a formação de Alvalade conseguiu aniquilar um Gil Vicente frio, cerebral e a ocupar bem os espaços.

Ainda antes do apito inicial do árbitro lisboeta Tiago Martins, o Sporting homenageou Francisco Trincão pelos 150 jogos com a camisola dos ‘leões’. Pouco antes, o Gil Vicente foi forçado a fazer uma alteração na equipa inicial. Fujimoto, com um problema no joelho durante o aquecimento, deu lugar a Santi Garcia.

Impulsionado por um Estádio José Alvalade praticamente esgotado, (44.676 espetadores), o Sporting entrou melhor no jogo, com um futebol com mais vertigem e logo nos minutos iniciais viu Francisco Trincão a rematar ao lado da baliza de Andrew. E depois foi perdendo o gás.

O Gil Vicente, mais pausado e com grande preocupação na ocupação dos espaços, apostava, quando conseguia, em saídas rápidas para o ataque. Numa dessas iniciativas, aos 22 minutos, viu Jonathan Mutombo ser derrubado por St. Juste na grande área do Sporting. Após intervenção do VAR, Tiago Martins assinalou grande penalidade que viria a ser convertida por Félix Correia.

Sem conseguir penetrar na muralha defensiva montada por César Peixoto, o Sporting apostou nas bolas longas, que não tiveram sucesso até ao intervalo.

Na segunda parte e a ter de vencer, Rui Borges tirou o amarelado St. Juste – fez recuar Debast para o eixo da defesa -, Morita e Pedro Gonçalves e chamou a jogo Hjulmand, Geovany Quenda e Harder.

Com isto, o Sporting subiu o bloco – em posse de bola o guarda-redes Rui Silva jogava junto ao semicírculo do meio-campo -, o que empurrou o Gil Vicente para o último terço do terreno.

Sem perder a cabeça, apesar do evoluir do cronómetro, o Sporting procurava gizar jogadas de ataque organizado, até que Harder, com um remate de pé direito à entrada da área, levou a bola a embater num adversário tendo esta sobrado para Maxi Araújo. Este aproveitou a oferta e, aos 81 minutos, fez o 1-1.

A equipa de Barcelos acusou o golo sofrido, abriu espaços e viu Trincão, de livre direto, ‘tirar tinta’ do poste da baliza de Andrew, aos 87 minutos, guarda-redes que pouco depois defendeu o cabeceamento de Harder.

Quando o nervosismo já tinha tomado conta das bancadas de Alvalade ao ver que o empate atrasaria o Sporting na luta pelo título nacional, eis que Eduardo Quaresma, que recebeu a bola de Andrew, depois de uma defesa a punhos na sequência de a cobrança de um pontapé de canto, deu o trunfo ao Sporting, aos 90+3, com um remate de fora da área em jeito.

Nos festejos o jovem central, de 23 anos, foi ‘engolido’ pelos companheiros de equipa e pelo público. Nas imagens foi visível ver o jogador em lágrimas e como prémio foi considerado o homem do jogo.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Gil Vicente, 2-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores

0-1, Félix Correia, 26 minutos (grande penalidade).

1-1, Maxi Araújo, 81.

2-1, Eduardo Quaresma, 90+3.

Equipas

– Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, St. Juste (Hjulmand, 64), Gonçalo Inácio, Geny Catamo (Biel, 83), Morita (Quenda 64), Debast, Maxi Araújo, Trincão (Matheus Reis, 90+7), Pedro Gonçalves (Harder, 64) e Gyökeres.

(Suplentes: Franco Israel, Fresneda, Ricardo Esgaio, Matheus Reis, Hjulmand, Eduardo Felicíssimo, Quenda, Biel e Harder).

Treinador: Rui Borges.

– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Marvin (João Teixeira, 66), Buatu, Mutombo, Bamba, Cáseres, Félix Correia (Bermejo, 89), Santi García (Mboula, 66), João Marques (Diogo Costa, 75) e Pablo Felipe (Jorge Aguirre, 66).

(Suplentes: Brian Araújo, Kazu, Diogo Costa, João Teixeira, Bermejo, Tidjany Touré, Mboula e Jorge Aguirre).

Treinador: César Peixoto.

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para St. Juste (25), Maxi Araújo (44), Pablo Felipe (45+1), Marvin (51), Andrew (67) e Eduardo Quaresma (90+5).

Assistência: 44.676 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados