Seguir o O MINHO

Futebol

Gil Vicente procura assegurar quinto lugar e qualificação europeia

I Liga

em

Foto: DR

O Gil Vicente pode hoje assegurar o quinto lugar na I Liga portuguesa de futebol e uma inédita qualificação para as competições europeias da próxima época, caso pontue na receção ao ‘aflito’ Tondela, na 33.ª e penúltima jornada.

Com 48 pontos, mais três do que o Vitória SC, sexto, os gilistas apenas precisam de um ponto para garantir o quinto lugar, igualando a sua melhor marca, alcançada em 1999/00.

Numa das piores fases da temporada, sem vencer há seis encontros, o Gil Vicente recebe o Tondela, na 16.ª posição, de acesso ao ‘play-off’ de manutenção.

Em caso de triunfo dos viseenses, o Moreirense, 17.º e penúltimo classificado, e que no sábado perdeu no Estoril, vê confirmada a sua despromoção ao segundo escalão, enquanto o Belenenses SAD ficaria obrigado a vencer o Famalicão na segunda-feira para também não ser relegado.

Ainda em zona perigosa, na 14.ª posição, o Vizela precisa de apenas um ponto na receção ao Marítimo, nono, para assegurar pela primeira vez na sua história a manutenção no principal escalão.

Em busca de pontos para se afastar dos lugares de despromoção, o Arouca, 15.º colocado, visita o Sporting de Braga, quarto, num encontro em que Ricardo Horta pode, caso marque um golo, igualar Mário Laranjo como o melhor marcador de sempre dos ‘arsenalistas’, com 92 tentos.

No outro encontro do dia, o Santa Clara, 12.º posicionado, recebe o Paços de Ferreira, oitavo, num encontro entre equipas que já asseguraram a manutenção.

No sábado, o FC Porto assegurou o 30.º título de campeão português de futebol, ao vencer em casa do Benfica, por 1-0.

Populares