Gil Vicente perde no Dragão com golo nos descontos

Gil vicente perde no dragão com golo nos descontos
Foto: Gil Vicente FC

O Gil Vicente perdeu 2-1 com o FC Porto, no Estádio do Dragão, este sábado, em jogo da sexta jornada da I Liga. Os ‘dragões’ marcaram o golo da vitória já em tempo de descontos (90+1).

Com um cabeceamento fulcral do futebolista Stephen Eustáquio, o FC Porto isola-se provisoriamente na liderança da I Liga.

No Estádio do Dragão, no Porto, o médio canadiano emendou de maneira eficaz um livre lateral de Wendell, aos 90+1 minutos, e deu mais um triunfo sofrido aos anfitriões, que já tinham batido Farense e Rio Ave e empatado frente ao Arouca nos derradeiros instantes.

O FC Porto chegou a estar na frente do marcador, com um tento do espanhol Iván Jaime, aos oito minutos, reforçando alguns indicadores mostrados há quatro dias na sua estreia vitoriosa na Liga dos Campeões, mas permitiu que o angolano Depú igualasse, aos 37, e quase se ia colocando a jeito para deslizar antes da visita ao campeão nacional Benfica.

Os ‘azuis e brancos’ subiram ao primeiro posto, com 16 pontos, três acima de Boavista e Sporting, que ainda vão jogar nesta jornada, enquanto o Gil Vicente é 10.º colocado, com seis, falhando por pouco as ‘gracinhas’ alcançadas no Dragão nas últimas duas épocas.

Com Fábio Cardoso e Wendell a renderem Pepe e Zaidu face ao êxito sobre o campeão ucraniano Shakhtar Donetsk (3-1), os ‘dragões’ começaram a ameaçar num ‘tiro’ alto de João Mário, aos dois minutos, com André Franco a vacilar à saída de Andrew, aos seis.

O início pressionante e dinâmico da equipa de Sérgio Conceição viria a render frutos ao oitavo minuto, quando Wendell descobriu na esquerda Galeno, que driblou Zé Carlos e tocou para Taremi, cujo passe de calcanhar precedeu a estreia a marcar de Iván Jaime.

Com os mesmos titulares do triunfo na receção ao Estoril Praia (5-3), da jornada anterior da I Liga, o Gil Vicente foi beneficiando da gradual desaceleração do FC Porto para se soltar de amarras defensivas, melhorar a ligação setorial e acumular saídas com perigo.

Se André Franco ainda teve um golo anulado por fora de jogo, aos 27 minutos, e Galeno importunou Andrew, aos 35, os pupilos de Vítor Campelos ripostaram aos 31, num lance de Depú sustido a dois tempos por Diogo Costa, duelo que teve outro desenlace aos 37.

Martim Neto intercetou um passe errado de David Carmo perto da linha de meio-campo, partiu para contra-ataque e lançou em profundidade o ponta de lança angolano, com o guarda-redes ‘azul e branco’ a tocar na bola, mas sem ter impedido o golo da igualdade.

Depú quase completou a reviravolta no período de compensação, ao cabecear ao lado, após centro de Neto, denunciando algum desconforto dos anfitriões, que intensificaram processos no regresso dos balneários e forçaram os minhotos a resguardarem-se atrás.

Iván Jaime chutou por cima, aos 53 minutos, Taremi esbarrou em mais uma ‘mancha’ de Andrew, aos 56, e Stephen Eustáquio rasou o poste numa emenda à investida de André Franco, aos 60, com o FC Porto a refrescar as alas à entrada para o quarto de hora final.

Esses riscos foram ‘anulados’ pela maior robustez física do Gil Vicente, que, quando teve critério nas transições, viu Diogo Costa a ‘aguentar’ as tentativas de Félix Correia, aos 74 minutos, e Maxime Dominguez, aos 82, entre uma defesa de Andrew ante Pepê, aos 75.

Pecando em discernimento com o avanço do relógio, os ‘dragões’ socorreram-se de uma bola parada de Wendell concluída por Eustáquio para frustrar já nos ‘descontos’ a noite inspirada do guarda-redes barcelense, que ainda parou Francisco Conceição, aos 90+5.

Ficha de jogo

Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Gil Vicente, 2-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0,Iván Jaime, 08 minutos.

1-1, Depú, 37.

2-1, Eustáquio, 90+1.

Equipas:

– FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Pepê, 70), Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Alan Varela (Fran Navarro, 52), Iván Jaime (Toni Martínez, 88), André Franco (Francisco Conceição, 70), Eustáquio, Taremi e Galeno (Gonçalo Borges, 70).

(Suplentes: Cláudio Ramos, Jorge Sánchez, Romário Baró, Nico González, Francisco Conceição, Gonçalo Borges, Toni Martínez, Fran Navarro, Pepê).

Treinador: Sérgio Conceição.

– Gil Vicente: Andrew Silva, Zé Carlos, Rúben Fernandes, Gabriel Pereira, Buta, Maxime Dominguez, Martim Neto (Gbane, 62), Pedro Tiba (Roan Wilson, 81), Murilo (Marlon, 62), Depú (Baturina, 87) e Félix Correia (Fujimoto, 87).

(Suplentes: Vinícius Dias, Thomás Luciano, Kiko Pereira, Gbane, Fujimoto, Roan Wilson , Baturina, Marlon, Touré).

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Martin Neto (14), Gbane (62), Wendell (89).

Assistência: 37.617 espectadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"se continuarmos a trabalhar da maneira que temos trabalhado os golos vão aparecer"

"Se continuarmos a trabalhar da maneira que temos trabalhado os golos vão aparecer"

Próximo Artigo
Paulo raimundo considera que novas medidas do governo para a habitação “passam ao lado do alvo”

Paulo Raimundo considera que novas medidas do Governo para a habitação “passam ao lado do alvo”

Artigos Relacionados