Gil Vicente perde na receção ao Porto

2-0
Gil vicente perde na receção ao porto
Foto: Gil Vicente FC

O Gil Vicente perdeu na receção ao Porto por 2-0, em jogo da 2.ª jornada do campeonato, que foi disputado esta noite, no Estádio Cidade de Barcelos.

O reforço Victor Froholdt inaugurou o marcador para a formação portista logo aos 20 minutos e Pepê alicerçou a vantagem aos 47, tolhendo a reação dos barcelenses, que até mostraram voluntarismo, mas poucos argumentos ofensivos para travar a superioridade contrária.

Com este triunfo, o segundo consecutivo, o FC Porto soma seis pontos, instalando-se no terceiro lugar do campeonato, com os mesmos seis pontos de Sporting, SC Braga, Famalicão e Moreirense.

Já o Gil Vicente, que encaixou a primeira derrota depois de ter vencido o Nacional na ronda inaugural, mantém os mesmos três pontos, que valem o oitavo lugar.

Num jogo que teve o selecionador nacional Roberto Martínez na tribuna, os ‘azuis e brancos’ – com Zaidu como novidade no ‘onze’, rendendo o lesionado Martim Fernandes na lateral esquerda – até entraram cautelosos, impondo um ritmo lento e tentando explorar brechas no adversário.

O Gil Vicente, com Zé Carlos Ferreira chamado à titularidade no meio-campo, devido à lesão de Bamba, entregou a iniciativa aos ‘dragões’ e, sem grandes dificuldades, controlou as primeiras iniciativas dos visitantes, nos remates de Borja Sainz e Gabri Veiga.

Para contrariar este inicial equilíbrio de forças surgiu o reforço portista Victor Froholdt, que, na sequência de um canto, que o próprio ajudou a conquistar, conseguiu inaugurar o marcador num desvio de cabeça entre dois rivais gilistas.

O tento, o primeiro do dinamarquês pela nova equipa, desbloqueou o desafio, com o FC Porto a ganhar ânimo e, nos lances seguintes, a ameaçar o segundo golo, em remates de Pepê e Samu.

O avançado espanhol dos ‘dragões’ acabaria por se lesionar ainda antes da meia-hora, saindo em lágrimas do relvado, queixoso da coxa esquerda, dando lugar ao neerlandês Luuk de Jong.

Nos últimos 15 minutos da etapa inicial, o Gil Vicente cresceu em audácia e presença no meio-campo contrário, chegando algumas vezes com perigo à baliza de Diogo Costa.

A mais evidente oportunidade dos ‘galos’ surgiu aos 41 minutos, na sequência de um livre em que Buatu forçou uma indecisão do guarda-redes portista Diogo Costa, levando a bola a aproximar-se da linha de golo, mas com Victor Froholdt, em esforço, a fazer um corte decisivo, mantendo o 1-0 até ao descanso.

O regresso do intervalo não poderia correr de melhor forma para o FC Porto, que, logo aos 47 minutos, chegou ao segundo golo num contragolpe pelo corredor esquerdo, com Zaidu a cruzar e Pepê a desviar de forma certeira para o seu segundo golo neste campeonato, após também ter ‘faturado’ diante do Vitória SC.

A contrariedade para os gilistas esmoreceu o ânimo da equipa, que demorou a reagir, e, mesmo com as alterações promovidas pelo técnico César Peixoto, mostrou pouca tração nas saídas para o ataque.

Ao invés, o FC Porto, mesmo em vantagem, manteve a pressão, mas sem criar evidentes situações de golo até à entrada de Rodrigo Mora, aos 78 minutos, que precisou de poucos minutos para ameaçar o terceiro golo, num par de remates, um para boa defesa de Andrew e um outro a sair lado na sequência de uma combinação com De Jong.

O Gil Vicente, sem argumentos para inverter o resultado, ainda tentou minimizar danos, num cabeceamento ao lado de Pablo, mas não mais conseguiu beliscar o 2-0 final.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.

Gil Vicente – FC Porto, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores

0-1, Froholdt, 20 minutos.

0-2, Pepê, 47.

Equipas

– Gil Vicente: Andrew, Hevertton (Zé Carlos, 81), Elimbi, Buatu, Konan, Caseres (Gustavo Varela, 68), Zé Carlos Ferreira (Santi Garcia, 51), Bermejo, Martin Fernández (Agustín, 51), Luís Esteves e Pablo (Rodrigo Rodrigues, 81).

(Suplentes: Dani Figueira, Zé Carlos, Espigares, Gui Beleza, Santi Garcia, Gonçalo Maia, Rodrigo Rodrigues, Agustín e Gustavo Varela).

Treinador: César Peixoto.

– FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa (Zé Pedro, 78), Nehuén Pérez, Bednarek, Zaidu, Alan Varela, Froholdt, Gabri Veiga (Stephen Eustáquio, 58), Pepê (Rodrigo Mora, 78), Borja Sainz (William Gomes, 58) e Samu (Luuk de Jong, 30).

(Suplentes: Cláudio Ramos, Zé Pedro, Prpic, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Rodrigo Mora, William Gomes, Deniz Gul e Luuk de Jong).

Treinador: Francesco Farioli.

Árbitro: Ricardo Baixinho (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Diogo Costa (41), Pablo (45+1), Gabri Veiga (45+5), Alan Varela (49), Borja Sainz (56) e Agustín (65).

Assistência: 11.068 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Concurso público para 'metrobus' na trofa lançado no início de 2026

Concurso público para 'metrobus' na Trofa lançado no início de 2026

Próximo Artigo
Famalicão: mais de 40 bombeiros combatem incêndio numa empresa de reciclagem

Famalicão: Mais de 40 bombeiros combatem incêndio numa empresa de reciclagem

Artigos Relacionados