O AVS venceu hoje na receção ao Gil Vicente, por 1-0, e pôs fim a mais de quatro meses sem ganhar na I Liga de futebol, logrando deixar os lugares de descida, após a 19.ª jornada.
Mercado marcou o golo que fez a diferença no resultado, aos 55 minutos, e travou um Gil Vicente que não perdia desde o início de dezembro de 2024 (4-0 na visita ao Vitória).
Com este importante triunfo, o AVS subiu duas posições e, mais importante ainda, deixou os lugares de descida, fixando-se no 15.º lugar, agora com 18 pontos, ao passo que o Gil Vicente mantém o 11.º lugar, com os mesmos 21 pontos.
O reforço Aderllan Santos estreou-se a titular no AVS, numa equipa inicial que incluiu, ainda, Nacho, Rafa Rodrigues e Zé Luís, em substituição de Jorge Teixeira, Roux, Kiki Afonso e Lucas Piazón, que tinham ido a jogo na Madeira diante do Nacional, na última jornada (derrota por 3-1).
No Gil Vicente, Bruno Pinheiro premiou os jogadores que alinharam na vitória caseira diante do FC Porto (3-1) e repetiu o ‘onze’ na Vila das Aves.
Apesar dos quase 70 por cento de posse de bola dos gilistas no primeiro tempo, o AVS teve o mérito de igualar o jogo em oportunidades de golo, a primeira favorável à formação de Barcelos, logo aos seis minutos, por Tidjany Touré, tendo o AVS respondido no minuto seguinte, mas o ‘chapéu’ de Rodrigo Ribeiro não levou a direção da baliza do Gil Vicente.
Daniel Ramos aproveitou bem o intervalo e o AVS regressou ao campo um pouco mais adiantado, a subir as linhas de pressão e apostado em ter mais bola, numa estratégia quase premiada aos 49 minutos, num cabeceamento de Rodrigo Ribeiro, em resposta a um cruzamento de Fernando Fonseca da direita.
O Gil demorou a adaptar-se a este revigorado AVS, que logrou sair na frente do resultado, o que ainda não tinha acontecido sob a égide de Daniel Ramos.
Mercado, aos 55 minutos, estava no caminho da bola cabeceada por Devenish e conseguiu desviá-la de Andrew e inaugurar o marcador.
O Gil reagiu e teve várias aproximações perigosas, mas os ataques esbarraram sempre na linha defensiva do AVS, equipa que cerrou fileiras e conseguiu segurar o tão desejado triunfo.
Ficha de jogo
Jogo no estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
AVS – Gil Vicente, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador
1-0, Mercado, 55 minutos.
Equipas
– AVS: Ochoa, Nacho, Aderllan Santos, Devenish, Fernando Fonseca, Jaume Grau (Gustavo Mendonça, 77) Gustavo Assunção, Rafa Rodrigues, Rodrigo Ribeiro, Zé Luís (Lucas Piazón, 77) e Mercado (Tunde, 84).
(Suplentes: Pedro Trigueira, Baptiste Roux, Jorge Teixeira, Gustavo Mendonça, Lucas Piazón, Kamata, Tunde, Yair Mena e Nenê).
Treinador: Daniel Ramos.
– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Josué (Jorge Aguirre, 81), Rúben Fernandes, Sandro Cruz (Kazu, 81), Mory Gbane, Fujimoto, Cáseres (Jordi Mboula, 73), Tidjany Touré (Santi García, 73), Pablo e Félix Correia.
(Suplentes: Brian Araújo, Marvin, Jonathan Buatu, Kazu, Santi García, João Marques, Jordi Mboula e Jorge Aguirre).
Treinador: Emanuel Mesquita (adjunto).
Árbitro: Anzhony Rodrigues (AF Madeira).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gustavo Assunção (36), Fernando Fonseca (59), Cáseres (68) e Rafa Rodrigues (90+3).
Assistência: 726 espetadores.