Seguir o O MINHO

Futebol

Histórico! Gil Vicente pela primeira vez na Europa

Fez-se história em Barcelos

em

O Gil Vicente assegurou o quinto lugar na I Liga portuguesa de futebol e uma inédita qualificação para as competições europeias da próxima época, após vencer, por 3-0, ‘aflito’ Tondela, na 33.ª e penúltima jornada.

Os gilistas apenas precisavam de um ponto para garantir o quinto lugar, igualando a sua melhor marca, alcançada em 1999/00, mas venceram categoricamente.

Vídeo: O MINHO

Vídeo: O MINHO

Vídeo: O MINHO

Vídeo: O MINHO

Vídeo: OMINHO

Vídeo: O MINHO

Com o Estádio Cidade de Barcelos lotado, Fujimoto abriu o marcador aos 56 minutos e Samuel Lino bisou aos 63 e 76.

O Gil Vicente esteve em vantagem numérica desde os 39 minutos, por expulsão de Marcelo Alves.

O apuramento para as pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa colocou Barcelos em festa.

O Tondela, que não vence há seis jogos, mantém-se no 16.º lugar, de acesso ao ‘play-off’ de manutenção, com 27 pontos, mas pode cair para zona de despromoção, caso o lanterna-vermelha Belenenses SAD vença na segunda-feira o Famalicão.

Apesar dos grandes objetivos em jogo para os dois conjuntos, a partida até começou de forma morna, com ambos a não correrem grandes riscos.

O Gil Vicente, que precisava apenas de um empate para garantir o desejado quinto lugar, mostrava-se, ainda assim, mais confortável e, ainda nos primeiros minutos, chegou a introduzir a bola na baliza contrária, por Fran Navarro, mas o lance foi anulado pelo videoárbitro (VAR), por fora de jogo.

O Tondela ainda esboçou uma reação, num cabeceamento de ressaca, de Neto Borges, e apesar de ter conseguido sacudir o maior volume ofensivo do ‘galos’, acabou, já perto do intervalo, por ter uma enorme contrariedade, com a expulsão de Marcelo Alves.

O central derrubou Pedrinho à entrada da área, quando o jogador gilista se isolava, e, apesar do árbitro ter inicialmente mostrado o cartão amarelo, após a consulta das imagens do VAR, decidiu-se pela expulsão.

Após o nulo no tempo de descanso, o Gil Vicente regressou a querer capitalizar a superioridade numérica e, logo após o reatamento, impôs um ascendente, que não demorou a ser traduzido em golos.

Aos 56 minutos, o japonês Fujimoto finalizou de forma artística uma assistência de Pedrinho, impondo o 1-0 que arrasou animicamente os beirões.

Os visitantes acabaram, aos 63, por voltar a conceder um espaço fatal, de novo com Fujimoto em destaque, mas agora a assistir Samuel Lino, para este assinar o segundo golo.

O Tondela ainda tentou uma reação, num tiro de Salvador Agra, por cima, mas, já ao 76 minutos, os nortenhos retiraram qualquer dúvida no resultado final, quando Samuel Lino chegou ao ‘bis’, e fechou o 3-0, perante a enorme festa dos adeptos do Gil Vicente.

No final da partida, os gilistas seguiram para um autocarro panorâmico para festejar com os barcelenses nas ruas da cidade o inédito feito da qualificação para as provas europeias.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Cidade Barcelos

Gil Vicente – Tondela 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Fujimoto, 56 minutos.

2-0, Samuel Lino, 63.

3-0, Samuel Lino, 76.

Equipas:

– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Lucas Cunha, Rúben Fernandes, Talocha (Henrique Gomes, 82), Vítor Carvalho (João Afonso, 87), Pedrinho (Matheus Bueno, 88), Fujimoto (Aburjania, 70), Samuel Lino, Fran Navarro e Antoine Leautéy (Bilel, 82).

(Suplentes: Frelih, Diogo Silva, João Afonso, Bilel, Aburjania, Boubacar, Henrique Gomes, Matheus Bueno e Elder Santana).

Treinador: Ricardo Soares.

– Tondela: Trigueira, Eduardo Quaresma, Marcelo Alves, Ricardo Alves, Tiago Almeida, Pedro Augusto (D’Almeida, 78), Undabarrena (Tiago Dantas, 90), Neto Borges, Salvador Agra, Daniel dos Anjos (Boseli, 87) e Rafael Barbosa.

(Suplentes: Niasse, Javier Avilés, Boseli, Manu Hernando, Dadashov, Matias Lacava, D’Almeida, Tiago Dantas e Telmo Arcanjo).

Treinador: Nuno Campos.

Árbitro: Hugo Miguel Lisboa (AF Lisboa)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fujimoto (65), Rafael Barbosa (66) e Undabarrena (90). Cartão vermelho direto para Marcelo Alves (39)

Assistência: 10.185 espetadores.

Populares