O Gil Vicente venceu hoje o Casa Pia, por 3-1, em casa dos ‘gansos’, num jogo marcado pelo ‘bis’ de Fran Navarro e uma grande exibição dos minhotos no jogo da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Depois de uma primeira parte com muitas oportunidades, mas sem golos, o primeiro festejo coube a Rafael Martins (46), que marcou 15 segundos depois do reatamento. O Gil Vicente empatou por Fran Navarro (50), Vítor Carvalho (54) deu a ‘cambalhota’ no marcador e o avançado espanhol (62) bisou com um golo extraordinário.
Com este triunfo, o Gil Vicente consegue três importantes pontos para fugir ao fundo da tabela. Com 18 pontos, os gilistas estão na 14.ª posição, mais longe do Santa Clara (4 pontos), que está no lugar de acesso ao play-off de manutenção, e cinco pontos acima dos lugares de descida. Já o Casa Pia é quinto, somou a segunda derrota consecutiva na liga e atrasou-se na luta pelo quarto lugar, mantendo-se com 27 pontos, agora a cinco do Sporting, quarto classificado.
Numa primeira parte com duas equipas apostadas em chegar à vantagem, a primeira ocasião do jogo foi para o Casa Pia, por Godwin, na sequência de um canto. A bola foi batida para a confusão da pequena área e o avançado conseguiu encontrar espaço para um remate rasteiro, obrigando Kritciuk à primeira defesa da noite.
O Gil Vicente respondeu de rajada e com três oportunidades claras de golo. Aos nove minutos, Fran Navarro, numa das suas já habituais diagonais, depois de passe de Fujimoto, rematou com perigo e viu a bola rasar o poste de Ricardo Batista.
O jogo estava aberto e, aos 11, Murilo conseguiu espaço para finalizar na área dos ‘gansos’, mas a bola acabou prensada nos centrais.
Num começo frenético, o Gil apertava o cerco e, aos 13 minutos, teve a melhor oportunidade de golo do primeiro tempo, com Fujimoto a atirar à trave. Um grande lance de Murilo deixou a bola no japonês, que com um remate incrível, de primeira, acertou na trave. A bola sobrou para Aburjania e a recarga obrigou Ricardo Batista a uma defesa muito complicada.
O Casa Pia precisava de respirar e foi Godwin, com a ajuda de Kuni, a puxar a equipa para a frente. Os ‘gansos’ sacudiram a pressão gilista, equilibraram o jogo e já perto dos minutos finais do primeiro tempo dispuseram de nova ocasião para chegar à vantagem, mas o remate de Kuni saiu ao lado da baliza do conjunto de Barcelos.
Se na primeira parte as duas equipas buscaram incessantemente o golo, o que dizer do arranque do segundo tempo, com Rafael Martins a marcar para o Casa Pia na primeira jogada após o reatamento, 15 segundos depois do apito de Manuel Oliveira. Baró isolou Lucas, o cruzamento saiu rasteiro para Rafael Martins e o avançado, depois de um ressalto, encostou fácil para o 1-0.
O Gil Vicente não se encolheu, aos 49, Fujimoto atirou ao poste e, aos 50 minutos, Fran Navarro fez o empate. O espanhol colocou-se na área para responder ao cruzamento de Carraça e de primeira atirou para o empate, reforçando o estatuto de melhor marcador da equipa ao fazer o 10.º golo no campeonato.
O jogo assumiu o ritmo frenético que teve na primeira parte e o 2-1 para o Gil chegou aos 54, por Vítor Carvalho. O médio foi mais forte nas alturas na sequência de um pontapé de canto, fez a cambalhota no marcador e voltou a soltar a festa minhota no Estádio Nacional.
Aos 62 minutos, Fran Navarro fez uma obra-prima no relvado do Estádio Nacional. O espanhol recebeu na área do Casa Pia, perto da linha de fundo, tirou dois ‘gansos’ do caminho e atirou colocado, sem hipótese para Ricardo Batista, fazendo o 3-1 para o Gil Vicente.
O terceiro golo da equipa de Daniel Sousa no Jamor toldou a equipa do Casa Pia. Os ‘gansos’ fizeram substituições, procuraram aproximar-se da baliza minhota, mas tão bem como tinha estado no ataque, o Gil Vicente percebeu que era altura de cerrar fileiras, defender o resultado, e até final segurou o 3-1 no marcador.
Ficha de Jogo
Jogo realizado no Estádio do Jamor, em Oeiras, Lisboa.
Casa Pia – Gil Vicente, 1-3.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Rafael Martins, 46 minutos.
1-1, Fran Navarro, 50.
1-2, Vítor Carvalho, 54.
1-3, Fran Navarro, 62.
Equipas:
– Casa Pia: Ricardo Batista, Fernando Varela, Vasco Fernandes, Zolotic, Lucas Soares (Eduardo Ferreira, 83), Taira (Yan Eteki, 69), Romário Baró (Cuca, 59), Derick Poloni (Antoine, 69), Rafael Martins, Godwin e Kuni (Soma, 59).
(Suplentes: João Victor, Eduardo Ferreira, João Nunes, Léo Bolgado, Antoine, Diogo Pinto, Cuca, Soma e Yan Eteki).
Treinador: Filipe Martins (substituído no banco por Vasco Matos, devido a castigo).
– Gil Vicente: Kritciuk, Carraça, Lucas, Tomás Araújo, Adrían Marín, Aburjania, Vítor Carvalho, Murilo (Bilel, 81), Fujimoto (90+3), Ali Alipour (Boselli, 68) e Fran Navarro.
(Suplentes: Brian, Zé Carlos, Né, Hackman, Bilel, Simões, Boselli, Henrique Gomes e Matheus Bueno).
Treinador: Daniel Sousa.
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Romário Baró (44), Kritciuk (72) e Boselli (81).
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.