O Arouca garantiu hoje a passagem aos oitavos de final de Taça de Portugal de futebol, depois de vencer o Gil Vicente por 4-1, resultado alicerçado num ‘hat-trick’ de Rafa Mújica.
O avançado espanhol dos arouquenses frisou o bom momento da equipa, que não perde há oito jogos, apontando os golos aos seis, 38 e 58 minutos, tendo Sema Velázquez, já aos 90+3, dado volume ao resultado.
O tento solitário dos barcelenses, que chegou a empatar a partida, foi apontado por Vítor Carvalho, aos 17 minutos, mas foi insuficiente para impedir a quarta derrota seguida do conjunto orientado por Carlos Cunha, que já na parte final do desafio ficou reduzido a nove elementos, com as expulsões do Kevin Medina e Lucas Cunha.
O Arouca não podia esperar melhor entrada no desafio, pois logo aos seis minutos, no primeiro remate à baliza contrária, colocou-se na frente do marcador, num contra-ataque trabalhado por Anthony e finalizado por Rafa Mújica, aproveitando alguma permeabilidade da defesa da casa.
A madrugadora contrariedade obrigou aos minhotos a assumirem uma proposta mais ofensiva, que depois de iniciais ameaças de Carraça e Murilo, este último com um remate ao poste, acabou por dar frutos, pouco depois do quarto de hora.
Após cruzamento de Fujimoto, Vítor Carvalho esboçou um primeiro cabeceamento que o guardião arouquense João Valido ainda desviou com os pés, mas colocando a bola à mercê do médio gilista, que na recarga atirou para o empate.
Mesmo com a igualdade, os barcelenses mantiveram-se mais ofensivos, e Fran Navarro, aos 30 minutos, num cabeceamento ao lado, esteve perto de operar a reviravolta.
No entanto, ao desperdício do adversário o Arouca respondeu com tremenda eficácia, e, aos 38 minutos, recuperou a dianteira no marcador, de novo com o pragmático Rafa Mújica, que desviou um bom cruzamento de Arsénio.
No regresso do descanso, o Gil Vicente ainda deu mostras de querer relançar o jogo, mas não demorou para que o ‘espetáculo’ de Rafa Mújica regressasse, afirmando-o como homem do jogo.
Depois de mais duas boas chances, quase sempre de contra-ataque, o avançado espanhol chegou ao ‘hat-trick’, ainda antes da hora de jogo, aos 58 minutos, numa recarga astuta a um primeiro remate de David Simão, que ressaltou na defesa gilista.
Com desvantagem pronunciada, os minhotos nunca mais se encontraram e, apesar de ainda tentarem reduzir a diferença, num par remates de Alipour e Fran Navarro, travados por João Valido, foram colapsando animicamente, acabando reduzidos a nove unidades, com as expulsões de Kevin Medina, que travou um adversário quando este isolava, e Lucas Cunha, que teve uma entrada dura sobre outro oponente.
O Arouca aproveitou esse desnorte dos ‘galos’ para, já nos descontos, tornar o castigo dos contrários ainda maior, com Sema Velázquez, capitalizando um corte defeituoso de Mizuki Arai, a rematar para o 4-1 final e a confirmar o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Jogo no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.
Gil Vicente – Arouca, 1-4.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
0-1, Rafa Mújica, 06 minutos.
1-1, Vítor Carvalho, 19.
1-2, Rafa Mújica, 38.
1-3, Rafa Mújica, 58.
1-4, Sema Velázquez, 90+3.
Equipas:
– Gil Vicente: Kritciuk, Carraça (Matheus Bueno, 77), Lucas Cunha, Rúben Fernandes, Adrián Marín, Vítor Carvalho (Aburjania, 46), Pedro Tiba (Ali Alipour, 61), Fujimoto, Bilel (Kevin Medina, 61), Fran Navarro e Murilo (Mizuki Arai, 77).
(Suplentes: Brian Araújo, Aburjania, Kevin, Mizuki, Alipour, Henrique Gomes, Matheus Bueno, Tomás Araújo e Danilo).
Treinador: Carlos Cunha.
– Arouca: João Valido, Tiago Esgaio, João Basso, Opoku (Sema Velázquez, 73), Mateus Quaresma, Oriol Busquets, David Simão (Sylla, 64), Alan Ruiz, Arsénio, Antony (Bukia, 64) e Rafa Mújica (Bruno Marques, 73).
(Suplentes: Zubas, Sema Velázquez, Sylla, Milovanov, Yaw Moses, Rafael Fernandes, Bukia, Bruno Marques e Oday Dabbagh).
Treinador: Armando Evangelista.
Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Carvalho (19), Carraça (52), Lucas Cunha (58), Rúben Fernandes (76), Sema Velázquez (78), Alan Ruiz (81) e Bruno Marques (90). Cartão vermelho direto para Kevin Medina (88) e Lucas Cunha (90+1)
Assistência: 714 espetadores.