O Estrela da Amadora e o Gil Vicente empataram hoje, por 1-1, em jogo da 25.ª jornada, marcado pela estreia do treinador César Peixoto que colocou fim a uma série de seis derrotas consecutivas da equipa de Barcelos.
Jovane Cabral, aos 69 minutos, inaugurou o marcador e Santi García, aos 84, restabeleceu a igualdade e selou o resultado.
Com esta igualdade, as duas equipas somam ambas 23 pontos. O Gil Vicente ocupa o 14.º posto do campeonato, com menos um jogo, enquanto os tricolores estão em 16.º, em em zona de acesso ao play-off de manutenção.
O Gil Vicente, que vinha de seis derrotas consecutivas – cinco para o campeonato e uma para a Taça de Portugal, frente ao Sporting (1-0) – deu assim um ligeiro pontapé na crise, conquistando um ponto. A última vez que a equipa de Barcelos tinha pontuado foi em 19 de janeiro, na vitória frente ao FC Porto (3-1), para a 18.ª jornada da I Liga.
Fruto da igualdade de pontos no campeonato, não foi de estranhar o equilíbrio de forças que se fez notar ao longo de todo o encontro.
Por um lado, o Gil Vicente apostava na posse de bola, por outro, o Estrela da Amadora procurava chegar rapidamente à baliza adversária. Aliás, a primeira grande oportunidade de golo pertenceu à equipa da casa, tendo valido os reflexos do guarda-redes Andrew ao cabeceamento de Ferro, aos 25 minutos.
Alan Ruiz, aos 34 minutos, com uma ‘bomba’ de fora da área levou a bola a bater no poste esquerdo da baliza de Andrew, na recarga Travassos ‘imitou’ o colega de equipa para alivio do treinador César Peixoto, que se estreou hoje no comando técnico do Gil Vicente, sendo o quinto treinador da temporada da formação de Barcelos depois de Tozé Marreco, Carlos Cunha (interino), Bruno Pinheiro e José Pedro Pinto (interino).
Se o jogo já era frio, com o avançar da noite foi baixando ainda mais a temperatura do jogo.
O primeiro sinal de perigo do Gil Vicente surgiu aos 66 minutos, quando Félix Correia conseguiu roubar uma bola ao Estrela da Amadora e, com um remate à entrada da área, obrigou o guarda-redes João Costa a uma defesa apertada.
O Estrela da Amadora viria a chegar ao golo, aos 69 minutos, de livre direto. Jovane Cabral, que tinha sofrido falta de Muntombo, a poucos metros da linha frontal da grande área, assumiu a cobrança da falta. A bola viria a embater na cabeça de Mboula e a trair o guarda-redes Andrew.
O Gil Vicente estava longe de se dar por vencido. Começou a carregar. Félix Correia, ao lado, e Pablo Felipe, com defesa de Pantalon, deram os primeiros sinais até que Santi García, aos 84 minutos, fez o 1-1, aproveitando um mau corte de Rodrigo Pinho, na sequência de um pontapé de canto cobrado na direita.
Até ao apito final do árbitro portuense João Gonçalves, com o jogo partido, as duas equipas bem procuraram conquistar os três pontos, mas o coração superou a razão e não tiveram o discernimento necessário para conseguir marcar.
Ficha de jogo
Jogo realizado no Estádio José Gomes, na Amadora.
Estrela da Amadora – Gil Vicente, 1-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores
1-0, Jovane Cabral, 69 minutos.
1-1, Santi García, 84.
Equipas
– Estrela da Amadora: João Costa, Ferro, Miguel Lopes (Semeu Commey, 79), Rúben Lima, Diogo Travassos, Paulo Moreira, Keliano, Guilherme Montóia, Alan Ruiz (Jovane Cabral, 61), Fábio Ronaldo (Rodrigo Pinho, 61) e Chico Banza.
(Suplentes: Francisco Meixedo, Rodrigo Pinho, Gerson Sousa, Mina, Leonel Bucca, Renato Pantalon, Semeu Commey, Jovane Cabral e Kikas).
Treinador: José Faria.
– Gil Vicente: Andrew, Mutombo(Tidjany Touré, 71), Josué, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Fujimoto (Jordi Mboula, 58), Mohamed Bamba, João Marques (João Teixeira, 58), Santi García, Félix Correia e Jorge Aguirre (Pablo Felipe, 74).
(Suplentes: Brian Araújo, Jesús Castillo, Tidjany Touré, João Teixeira, Sergio Lillo, Buatu, Jordi Mboula, Kazu e Pablo Felipe).
Treinador: César Peixoto.
Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Alan Ruiz (07), Chico Banza (21), Sandro Cruz (38), Keliano (47), Guilherme Montóia (87), Félix Correia (89) e Rodrigo Pinho (89).
Assistência: Cerca de 1.945 espetadores.
(em atualização)