Gil Vicente eliminado da Taça de Portugal pelo Sporting

1-0
Foto: Gil Vicente FC

O Gil Vicente foi eliminado da Taça de Portugal pelo Sporting após a derrota por 1-0, esta noite, no jogo dos quartos de final disputado no Estádio Cidade Barcelos.

Os ‘leões’ sobreviveram a uma prestação sofrível na etapa inicial, em que o adversário foi dominador, mas perdulário, surgindo transfigurados na etapa complementar, com o belga a marcar, aos 68 minutos, após desvio em Castillo, numa vantagem mais fácil de gerir após a expulsão de Zé Carlos, aos 73.

Ainda assim, o Gil Vicente conseguiu introduzir a bola na baliza de Rui Silva, aos 88 minutos, por Rúben Fernandes, num lance anulado pelo VAR por um fora de jogo de três centímetros.

Com este triunfo, o Sporting vai encontrar nas meias-finais, a duas mãos, o Rio Ave, também da I Liga, que tinha eliminado o S. João de Ver, da Liga 3.

Neste desafio o Gil Vicente, que se apresentou com um invulgar esquema de três centrais, até entrou no jogo a contrariar o favoritismo do adversário e, logo aos dois minutos, deixou um primeiro aviso, num remate de Jorge Aguirre a testar a atenção do guarda-redes Rui Silva.

Os ‘leões’, que surgiram com Gyökeres como suplente e Ricardo Esgaio na linha de três centrais, reagiram com remates de longe de Debast e Harder, ambos sem pontaria, e que resumiram, ainda antes dos 10 minutos, os lances de perigo criados pela equipa de Rui Borges em toda a primeira parte.

A partir de então, só houve emoção junto à baliza do Sporting, com os gilistas a transformarem a maior posse de bola em oportunidades de perigo, capitalizando a facilidade com que chegavam à área contrária.

Já depois de Jorge Aguirre, bem colocado, ter falhado um desvio, os ‘galos’ tiveram duas perdidas incríveis em remates de Zé Carlos, e, mais tarde, de Félix Correia, que em posição privilegiada falharam o alvo.

O Sporting ainda tentou emendar uma prestação sofrível nesta etapa inicial, tentando pressionar o meio-campo contrário, mas foi inconsequente, saindo para o descanso com o lisonjeiro ‘nulo’.

Percebendo essa inoperância ofensiva do Sporting, o técnico Rui Borges lançou, no reatamento, Gyökeres, para lugar de Harder, com a equipa a ganhar mais confiança neste arranque do segundo tempo.

Logo aos 51 minutos, os ‘leões’ viram o árbitro assinalar uma grande penalidade a seu favor, por um alegado corte com o braço do Castillo a remate de Francisco Trincão, mas numa decisão revertida após revisão das imagens.

Ainda assim, o lance serviu para galvanizar o conjunto de Alvalade, que se mostrava bem mais pressionante e instalado no meio campo de um Gil Vicente sem a garra e desenvoltura mostrada na etapa inicial.

Nesta toada, acabou por não surpreender, que o primeiro golo do jogo fosse para o Sporting, aos 68 minutos, numa jogada trabalhada por Gyokeres no lado esquerdo, com o sueco a assistir Debast, que, fora da área, rematou forte e teve a felicidade da bola desviar em Castillo, traindo o guardião Brian Araújo.

Pouco depois, o guarda-redes dos minhotos foi providencial a travar com o corpo um desvio Gyokeres e, aos 73 minutos, os ‘galos’ tiveram um revés na tentativa de recuperação, com Zé Carlos a ver um segundo cartão amarelo e a deixar a equipa reduzida a 10.

Os ‘leões’ ainda cravaram as ‘garras’ no sufoco do adversário, na tentativa de chegarem ao golo tranquilidade, mas apanharam um susto, já aos 88 minutos, quando o Rúben Fernandes introduziu a bola na baliza do Sporting, no que seria reposição do empate, mas o lance acabou anulado, por fora do jogo do capitão dos ‘galos’, mantendo a vantagem do Sporting até ao final.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – Sporting, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador

0-1, Debast, 68 minutos.

Equipas

– Gil Vicente: Brian, Josué (Mutombo, 87), Marvin, Rúben Fernandes, Zé Carlos, Castillo (Bamba, 87), Santi Garcia (Bermejo, 77), Sandro Cruz, Félix Correia, Fujimoto (João Marques, 77), e Aguirre (Carlos Eduardo, 61).

(Suplentes: Andrew, Mutombo, Buatu, Kazu, Bamba, Bermejo, Tidjany Touré, João Marques e Carlos Eduardo).

Treinador: José Pedro Pinto.

– Sporting: Rui Silva, Esgaio, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Fresneda (Geny Catamo, 82), Debast, Alexandre Brito (Kauã Pinto, 82), Maxi Araújo, Trincão, Quenda (Afonso Moreira, 90+3) e Harder (Gyökeres, 46).

(Suplentes: Franco Israel, José Silva, Gabriel Araújo, Eduardo Felicíssimo, Manuel Mendonça, Kauã Pinto, Afonso Moreira, Geny Catamo e Gyökeres).

Treinador: Rui Borges.

Árbitro: Cláudio Pereira (Aveiro).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Harder (07), Santi Garcia (31), Zé Carlos (39 e 73), Alexandre Brito (65), Josué (79), Debast (87) e Bermejo (90+9). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Zé Carlos (73).

Assistência: 9.101 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados