A TrustEnergy inaugura na terça-feira, em Várzea Cova, o projeto de sobreequipamento do parque eólico de Terras Altas de Fafe, um programa de sobreequipamento de parque eólicos do Grupo, que representa um investimento superior a 45 milhões de euros, foi hoje anunciado.
- Anúncio -
Para além do parque Eólico de Fafe, o sobreequipamento está também a ser implementado nos parques eólicos da TrustEnergy em Ralo, Nave e Mourisca, nos municípios de Celorico da Beira e Vila Nova de Paiva.
O projeto de sobreequipamento dos quatro parques eólicos permitiu instalar onze novas máquinas Vestas V150, aumentando a capacidade instalada em 49,5 MW. A TrustEnergy, perseguindo os seus objetivos de assegurar energia limpa para o sistema elétrico nacional, aumenta assim a sua capacidade eólica instalada em mais de 10%, de 489 MW para 538,5 MW.
Esta operação insere-se numa estratégia de expansão da capacidade instalada de geração eólica e da otimização dos pontos de injeção existentes contribuindo para um sistema energético mais sustentável.
O sobreequipamento destes parques eólicos da TrustEnergy tem o potencial de abastecer com energia elétrica uma população de cerca de 102 mil pessoas e 42 mil habitações, evitando a emissão de 63.600 toneladas de CO2.
O Parque Eólico de Terras Altas de Fafe tem a capacidade de suprimir não só os consumos de Fafe e Cabeceiras de Basto, como de outros concelhos em redor.
Cada máquina é constituída por uma torre de quatro troços de tubos com 105 metros de altura, dispondo no seu topo de uma nacelle com um drive train e um hub e três pás com um diâmetro total de 150 metros. Estes componentes, com pesos individuais que atingem as 60 toneladas, foram elevados por gruas especiais a alturas superiores a 120 metros.
“Os trabalhos para o sobreequipamento foram executados em condições atmosféricas adversas, com ventos por vezes elevados, temperaturas altas no verão e precipitação e neve intensa no inverno”, salienta o comunicado.
A implementação destes projetos contou com a participação das empresas Vestas, CME, WindPark, Siemens Energy, Siemens S.A. e Quadrante, através de uma estreita colaboração com a equipa da Trustenergy.
“Após um ano e 85 mil horas trabalhadas em obra foi possível pôr de pé com sucesso esta iniciativa e atingir a meta de zero acidentes que é um objetivo crucial para a empresa tanto nos projetos de construção como na operação e manutenção dos ativos existentes”, refere a empresa.
E acrescenta: “Contribuíram ainda para o sucesso desta ação as comunidades locais, e nesse sentido a TrustEnergy agradece aos Municípios de Fafe e Cabeceiras de Basto e aos seus munícipes todo o apoio no desenvolvimento deste projeto e a sua colaboração no combate às alterações climáticas”.
“É um dia muito importante para a TrustEnergy, pois assinala a concretização da nossa aposta na produção de energia a partir de fontes renováveis em Portugal. Mas representa também o nosso compromisso com o futuro energético do país, com as economias locais e nacionais e com o ambiente”, afirma José Grácio, CEO da TrustEnergy, a propósito da inauguração do sobreequipamento do Parque Eólico de Terras Altas de Fafe, citado no comunicado.
Detida pela Engie e pela Marubeni, a TrustEnergy é o segundo maior operador no sector elétrico nacional e o quarto no segmento eólico. Baseia a sua atividade na produção de eletricidade através da exploração de um portfólio diversificado de fontes de energia e tem como objetivo produzir eletricidade de forma segura e eficiente, com o devido respeito pelo ambiente.