‘Gigante’ de Barcelos compra empresa de Vila do Conde que fatura 4,4 milhões

Mecwide
'gigante' de barcelos compra empresa de vila do conde que fatura 4,4 milhões
André Pinto, CEO da Mecwide. Foto: DR

O Grupo Mecwide, ‘gigante’ da indústria metalomecânica, sediado em Vila Seca, Barcelos, comprou a Coem, empresa de Vila do Conde, que presta serviços de engenharia, montagem e manutenção de instalações industriais.

Em comunicado enviado a O MINHO, a metalomecânica de Barcelos salienta que esta operação se enquadra “na estratégia de desenvolvimento da Mecwide, que assenta num serviço ao cliente de excelência, na disponibilização de soluções inovadoras e na expansão da capacidade produtiva”.

O Grupo Mecwide é uma referência internacional em serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada nos sectores de ‘Oil & Gas’, Assistência Técnica, Minas & Cimentos, Sistemas Modulares, Indústria & Energia e ‘Data Centers’. Fundado pelo empresário vianense Carlos Palhares em 2009, tem no seu portefólio mais de 2.000 projetos executados em todo o mundo com elevado reconhecimento. Com sede em Barcelos, emprega mais de 1.700 colaboradores e tem unidades de fabrico na Europa e em África.

Já a Coem foi fundada em 1990 com o objetivo de prestar serviços de engenharia, montagem e manutenção de instalações industriais na área elétrica, de instrumentação, automação e controlo. O grupo integra a Coem e a Coem Tech e está presente em Portugal, Irlanda, Angola e Moçambique, operando em sectores como a Indústria Farmacêutica, Petróleo & Gás, Químico, Pasta & Papel, Siderurgia e Energia.

No último ano registou um volume de negócios de cerca de 4,4 milhões de euros e contou com cerca de 50 trabalhadores.

“Explorar sinergias”

“O Grupo Mecwide está a investir no seu desenvolvimento com a ambição de reforçar o seu papel no sector dos serviços da indústria metalomecânica a nível internacional. A integração do Grupo COEM no nosso portefólio permite explorar sinergias de conhecimento, recursos e experiência, fortalecendo ainda mais a nossa posição no mercado nacional, expandindo a nossa carteira de produtos e serviços, bem como ampliar a nossa presença global”, assinala André Pinto, CEO da Mecwide, citado no comuniciado.

A aquisição da Coem surge, assim, como uma oportunidade de crescimento conjunto, mas sem impor limitações à atuação individual das empresas.

“A Coem continuará a atuar de forma independente no mercado. Esta aquisição visa criar sinergias e potenciar oportunidades de crescimento, mas sem comprometer a autonomia estratégica. Nem a Coem prestará serviços em exclusivo à Mecwide, nem a Mecwide limitará os seus fornecedores à Coem, mantendo assim as parcerias e relações comerciais que tem vindo a desenvolver. Acreditamos que esta independência é essencial para garantir a competitividade e a inovação que caracterizam ambos os grupos, garantindo a manutenção da sua atuação diferenciada no mercado”, acrescenta André Pinto.

Mecwide acelera crescimento

No último ano o Grupo Mecwide alcançou um volume de negócios de cerca de 170 milhões de euros, crescendo mais de 50% face ao ano anterior e quase triplicando os 60 milhões de euros registados em 2022.

“Os sólidos resultados apresentados traduzem o crescimento acelerado registado nas operações em Portugal e no exterior, e beneficiam do reconhecimento pelos clientes da capacidade de execução, confiança e dedicação das suas equipas”, salienta o comunicado.

Além do crescimento orgânico, o Grupo tem apostado em aquisições estratégicas que fortaleceram a sua posição como “Main Contractor” (em tradução livre para português, Contratante Principal) e impulsionaram a sua capacidade de oferecer soluções EPC industriais cada vez mais robustas. Por exemplo, em 2023 adquiriu a PortugalIsol, a empresa mais antiga de isolamentos industriais do País, a qual já apresentou sinais de crescimento com a sua integração no Grupo. Agora concretizou a aquisição da Coem, que manterá a sua marca no seio do grupo e prevê já um incremento significativo do seu volume de negócios.

“A Mecwide está empenhada em prosseguir com o seu crescimento com ambição, consolidando a sua posição como ‘Main Contractor’ e apostando em soluções inovadoras”, conclui o comunicado.

Os valores da compra não foram revelados.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Carro de bombeiros que ia combater fogo no lindoso capota na a3. Há 5 feridos

Carro de bombeiros que ia combater fogo no Lindoso capota na A3. Há 5 feridos

Próximo Artigo
Porcos têm que ser declarados em agosto

Porcos têm que ser declarados em agosto

Artigos Relacionados