Gerentes de gasolineira de Cabeceiras de Basto acusados de fraude fiscal de 258 mil euros

Arco de Baúlhe
Gerentes de gasolineira de cabeceiras de basto acusados de fraude fiscal de 258 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher e dois homens, gerentes de um posto de combustível em Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, de um crime de introdução fraudulenta no consumo qualificada e de três crimes de fraude fiscal qualificada.

Segundo a acusação, entre janeiro de 2005 e novembro de 2007, vendeu perto de 600 mil litros de combustível sem quaisquer documentos, fugindo, assim, ao pagamento de mais de 195 mil euros relativos a imposto sobre produtos petrolíferos.

“A sociedade adquiriu, de forma documentada, 6.282.192 litros de combustível mas vendeu 6.863.403,50 litros, vendendo, por conseguinte, 581.211,50 litros de combustível sem qualquer suporte documental, subtraindo-se ao pagamento da quantia 195.296,03 euros, relativa a imposto sobre produtos petrolíferos”, refere o MP.

De acordo com o MP, nos anos de 2005 e 2006, os três arguidos incorporaram na contabilidade da empresa faturas fictícias emitidas por outras quatro sociedades comerciais, que pretendiam aparentar transações comerciais mas que não correspondiam na verdade a quaisquer negócios reais, servindo apenas para incrementar custos e pagamentos de IVA.

Com essa faturas, os gerentes da gasolineira obtiveram de forma ilegítima em sede de IRC mais de 63 mil euros.

O MP pede ainda que os arguidos sejam condenados a pagar ao Estado o valor de 258.452 euros, valor que corresponde à vantagem da atividade criminosa que desenvolveram.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Homem alcoolizado esfaqueia outro em discussão à porta de café em braga

Homem alcoolizado esfaqueia outro em discussão à porta de café em Braga

Próximo Artigo
Coligação barcelos mais futuro aponta para a eleição de sete vereadores

Coligação Barcelos Mais Futuro aponta para a eleição de sete vereadores

Artigos Relacionados