Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Geoparque litoral de Viana distinguido a nível nacional

Geodiversidade

em

Foto: Geoparque de Viana do Castelo

O município de Viana do Castelo recebeu hoje o Prémio Geoconservação 2022, pela preservação do seu património geológico. Em comunicado enviado às redações, a autarquia sublinhou que o prémio foi atribuído a Viana do Castelo pela candidatura “Viagem no tempo, no Geoparque Litoral de Viana do Castelo”.

O prémio foi atribuído pelo grupo português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) no Dia Internacional da Geodiversidade, celebrado este ano pela primeira vez.

O prémio distingue “o trabalho desenvolvido pelo município na implementação da estratégia de conservação e valorização do património geológico do concelho através do programa Geoparque Litoral de Viana do Castelo”.

Segundo a nota, o júri reconheceu como “altamente meritório” o empenho da autarquia na preservação do património geológico local através da classificação de 13 geossítios como Monumento Natural Local, bem como as iniciativas de valorização desenvolvidas no âmbito do projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo.

O geoparque possui uma área de 320 km2 e 36 geossítios inventariados, entre os quais os monumentos naturais do Canto Marinho, do Alcantilado de Montedor, as Cascatas da Ferida Má e o Campo Mineiro de Meixedo-Vila Mou.

Populares