A cadeia de decoração e mobiliário Gato Preto, do Grupo Aquino, apresentou um plano especial de recuperação (PER) no tribunal de Sintra, após registar prejuízos de 14,9 milhões de euros em 2024, segundo o Eco. A faturação caiu de 40,2 milhões de euros em 2022 para 21,3 milhões no último ano.
Com 39 lojas, sendo 31 em Portugal e oito em Espanha, além de uma loja online que vende para França, a empresa enfrenta pressões financeiras. O PER tem Jorge Calvete como administrador judicial e visa reorganizar responsabilidades com credores como BCP, BBVA, Montepio, Novobanco e BPI.
Nos últimos dois anos, o Gato Preto perdeu 123 trabalhadores, empregando 241 no final de 2024. A empresa não detalhou se o plano prevê mais saídas ou fecho de lojas.
Em março de 2025, o acionista injetou 19 milhões de euros no capital da empresa através da conversão de suprimentos em ações. Mónica Brogueira assumiu o cargo de CEO, sucedendo a Carolina Afonso.