Seguir o O MINHO

Região

Gasolineiras vendem mais do triplo do gasóleo numa manhã

Energia

em

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

A corrida aos combustíveis não tem conhecido tréguas nas últimas 24 horas, com muitos dos postos de abastecimento a esgotarem o gasóleo simples ao longo da manhã.

Fonte da MJ Vendeiro, empresa comercializadora e transportadora de combustível, com influência direta em mais de 50 postos de abastecimento na zona Norte, das marcas Repsol e BP, disse a O MINHO que, só nesta manhã, as vendas excederam o triplo do habitual, levando a que o gasóleo simples esgotasse em alguns desses postos.

Num local de abastecimento de pequena/média dimensão, por exemplo, a faturação habitual de um turno (07:00-15:00) é, habitualmente, de 5 mil euros. Porém, ao início desta tarde, esses postos tinham saturado cerca de 15 mil euros.

Fonte do E.Leclerc de Famalicão indicou que as vendas chegaram a atingir quase quatro vezes mais do que o habitual, mas ainda sem esgotar o abastecimento.

Também a Repsol de Famalicão registou uma enorme afluência, sendo obrigada a desativar uma parte das ‘bombas’, que já se encontravam esgotadas. A fila de carros ocupou, durante toda a manhã e início da tarde, uma das faixas de rodagem da Estrada Nacional 14, que liga aquela cidade a Braga.

Os preços do gasóleo e da gasolina vão disparar na próxima semana, com subidas superiores a 14 e oito cêntimos por litro, respetivamente, acompanhando a subida das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais, segundo fontes do setor.

Em Prado, Vila Verde, foi necessária a intervenção da GNR para controlar o acesso aos postos ‘low-cost’ do Intermarché, uma vez que as filas já estariam a bloquear a rotunda da Estrada Nacional 201.

Intermarché de Prado, Vila Verde. Foto: João Constantino / O MINHO

Também em Viana do Castelo, a procura tem sido muita, noite e dia, conforme mostram as imagens registadas por O MINHO num dos muitos postos de abastecimento que têm vivido uma ‘correria’.

Abastecimento em Viana. Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

De acordo com os preços de referência da Entidade Nacional para o Mercado Energético (Ense), o preço médio do gasóleo simples é hoje de 1,754 euros por litro e deverá a partir de segunda-feira chegar perto dos 1,90 euros por litro nos postos de abastecimento em Portugal, enquanto o preço médio da gasolina 95 – atualmente em 1,795 euros por litro – atingirá os 1,88 euros por litro.

Assim, na próxima semana, o preço médio do gasóleo deverá ultrapassar o da gasolina.

Populares