A gasolineira ‘low cost’ espanhola Petroprix vai abrir um posto de abastecimento em Famalicão.
Segundo a rádio Cidade Hoje, a marca, conhecida pelo modelo de estações de serviço automáticas, sem funcionários, abertas 24 horas por dias, vai instalar-se face à Estrada Nacional 14, em Ribeirão.
Em finais do ano passado, a gasolineira espanhola anunciava à Lusa a intenção de abrir 50 postos em Portugal até 2026, num investimento total de 25 milhões de euros, para aproveitar “uma oportunidade clara no mercado de combustíveis português”.
Com três postos em operação (Águeda, Covilhã e Matosinhos), o plano de expansão da Petroprix em Portugal passava por abrir vinte novos postos já este ano, 2025, dando prioridade “ao norte e ao interior do país, com uma progressiva expansão para a Grande Lisboa e o sul”.
“O investimento médio por posto situa-se nos 500 mil euros, representando um total estimado de 25 milhões de euros até 2026”, explicava a empresa, na altura.
Portugal foi escolhido como o primeiro mercado de internacionalização pela “proximidade geográfica e cultural com Espanha”, o que, refere, “torna o processo mais ágil, mas o principal foi identificar uma oportunidade clara no mercado de combustíveis português”.
“Os consumidores estão cada vez mais sensíveis ao preço e ao modelo ‘low-cost’ [baixo custo], e a Petroprix tem as ferramentas para oferecer um serviço de alta qualidade ao melhor preço”, refere.
O objetivo da Petroprix é tornar-se “uma referência no segmento ‘low-cost’, atingindo 3% do mercado nacional até 2028. É um projeto ambicioso”.
Os postos de abastecimento da Petroprix apostam num modelo de serviço totalmente automatizado, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Fundada há dez anos, em 2023, a empresa ultrapassou os 750 milhões de euros em vendas, duplicando o valor do ano anterior.