A Câmara de Guimarães, através da Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG), procedeu à entrega de dez bicicletas elétricas aos contemplados no sorteio que promoveu a dinamização da atividade comercial durante o período de pandemia, foi hoje anunciado.
De acordo com a autarquia, em comunicado enviado à imprensa, esta foi “mais uma medida complementar no apoio aos comerciantes locais, destinada a todos quantos realizaram compras no comércio tradicional local no valor igual ou superior a 10 euros”.
O ato simbólico da entrega das bicicletas decorreu esta tarde, com as presenças da vereadora Sofia Ferreira e da presidente da ACTG, Cristina Faria.
“O Município de Guimarães está ao lado dos comerciantes e do comércio tradicional, sempre com o intuito de colaborar para construir as melhores respostas naquilo que nos une, ou seja, o desenvolvimento do nosso concelho. Estivemos sempre presentes no apoio aos comerciantes e continuamos disponíveis para trabalhar em sintonia, principalmente como aconteceu no período complicado que foi o da pandemia. Entre muitos outros, este foi mais um incentivo direcionado para as pessoas que optam por comprar no comércio local e incentivar a adesão ao comércio tradicional”, referiu Sofia Ferreira.
Cristina Faria, em representação da ACTG, reconheceu o sucesso da iniciativa, apontando que “esta é uma prova real que compensa comprar no comércio tradicional”.
“Para além de se constituir como mais uma medida favorável à dinamização da atividade comercial, esta medida concorre ainda para o objetivo estratégico do Município de incrementar a mobilidade, associada aos modos suaves, considerando as potencialidades da bicicleta, designadamente na sua vertente elétrica, como veículo não poluente, de elevada eficácia em pequenas distâncias e/ou em meio urbano, pouco suscetível a congestionamentos de trânsito e de baixo custo para o utilizador”, considera a autarquia.