Galp descobre petróleo para 10 mil milhões de barris (e vai vender 40%)

Um poço de petróleo que dá para abastecer Portugal durante mais de 140 anos. Quem o diz é a Galp, num comunicado enviado aos investidores e à CMVM, dando conta da descoberta em Mopane, na Namíbia.

“No poço Mopane-1X foram descobertas, em janeiro, colunas de petróleo significativas contendo petróleo leve” dentro de um “reservatório de alta qualidade”, lê-se no comunicado.

“A sonda deslocou-se então para o poço Mopane-2X onde, em março, foram descobertas colunas significativas de petróleo leve (…) de alta qualidade”, salienta a Galp, sublinhando tratar-se de uma “importante descoberta comercial”. 

Segundo a Agência Reuters, a petrolífera portuguesa detém 80% do complexo de exploração petrolífera em causa, numa área de cerca de 10.000km2. Outras duas empresas detêm 10% cada. De acordo com a mesma agência de notícias, a Galp está a ponderar vender 40% da sua participação neste complexo, após a descoberta, informação que ainda não foi confirmada pela empresa portuguesa.

De acordo com a Galp, “só no complexo de Mopane, e antes de perfurar poços adicionais de exploração e avaliação, as estimativas de hidrocarbonetos no local são de 10 mil milhões de barris de petróleo equivalente, ou mais. O modelo servirá de base para refinar o plano de perfuração a curto prazo da Galp para continuar a explorar, avaliar e desenvolver o complexo de Mopane”, lê-se no comunicado enviado à CMVM.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Pingo Doce em conflito com o Lidl

Próximo Artigo

Benfica "triste" antes de receber o Braga

Artigos Relacionados
x