Galo de Barcelos e coração de Viana embelezam novas carruagens da linha do Minho

Entraram hoje em funcionamento

As novas carruagens da linha do Minho, que entraram em funcionamento esta quinta-feira, estão decoradas com elementos ligados à região, nomeadamente o galo de Barcelos e a o Coração de Viana do Castelo.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, inaugurou hoje as remodeladas carruagens Arco, compradas a Espanha e que circularão na linha do Minho, visando construir “um comboio integralmente português” no futuro.

As carruagens Arco foram compradas à espanhola Renfe há dois anos e foram recuperadas nas oficinas da CP – Comboios de Portugal em Guifões, Matosinhos, distrito do Porto.

Foto: José Carlos Barbosa / Facebook

O ministro relembrou que a remodelação das carruagens Arco incorporou cerca de 95% de materiais e tecnologias feitas em Portugal, frisando que “num país que não é rico, é assim que se trabalha”.

Na inauguração das carruagens, a que se seguiu uma viagem entre Valença e Viana do Castelo, estiveram também presentes vários autarcas do Alto Minho e do Norte, bem como o presidente em exercício da CP, Pedro Moreira.

Foto: José Carlos Barbosa / Facebook

O responsável da empresa ferroviária referiu que as carruagens estão e são “novas”, lembrando que aquando da compra a Espanha foram apelidadas de “sucata”.

Pedro Moreira referiu que a eletrificação da linha do Minho e a utilização das carruagens de Intercidades, até hoje, “permitiu melhorar muito as condições do serviço”, levando a que a procura tenha aumentado 23% entre o primeiro semestre de 2019 e deste ano.

Já o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, pediu a redução do preço do passe para circular na linha do Minho, “para incentivar ao uso e utilização do comboio”, e também “que haja mais frequência de comboios entre Vigo e o Porto, mas pelo menos entre Valença e Viana”.

As carruagens Arco, hoje inauguradas, podem circular a 200 quilómetros por hora (km/h), dispõem de tomadas USB para carregamento de aparelhos eletrónicos, iluminação LED, disse o presidente da CP, referindo ainda que uma carruagem “tem suporte para bicicletas”, até oito, e até “uma zona com sofás, ideal para transportar grupos de pessoas”.

Foto: José Carlos Barbosa / Facebook

No dia 14 de julho, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) autorizou a entrada ao serviço de passageiros da CP – Comboios de Portugal das carruagens Arco compradas à espanhola Renfe, depois de remodeladas em Portugal.

Em 2020, a CP comprou 51 carruagens à espanhola Renfe por 1,65 milhões de euros, visando requalificá-las nas oficinas de Guifões, em Matosinhos, no distrito do Porto.

A CP reabriu as oficinas em janeiro de 2020, com o propósito de garantir a manutenção do material circulante que está ao serviço da CP, recuperação do que está parado e modernização de composições, depois de terem encerrado em 2011.

 
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