Aqui Perto
Galiza: Dono de café escondia haxixe, cocaína e ‘ecstasy’ nos matraquilhos
Em Ourense
em

A Unidade de Prevenção e Reação (UPR) da Brigada de Segurança Pública espanhola deteve um homem, de 52 anos, por suspeitas de tráfico de estupefacientes, na passada sexta-feira, em Ourense, Galiza.
O detido, proprietário de um espaço de lazer, teria armazenadas várias doses de diferentes tipos de estupefacientes numa mesa de matraquilhos, dentro do estabelecimento.
Pelas 09:20 de sexta-feira, conta o jornal Faro de Vigo, os agentes da UPR realizaram uma inspeção, no âmbito do plano de prevenção de consumo e tráfico de estupefacientes, dentro de um pub, no centro da cidade de Ourense.
Dentro da mesa de matraquilhos, a polícia encontrou um saco de plástico com dez embrulhos de cocaína e outros dois sacos, um com haxixe e outro com comprimidos de ecstasy. Foi ainda encontrado um outro saco com o que poderá ser MDMA, outra substância psicotrópica ilegal.
De acordo com a polícia espanhola, foi ainda encontrado um cartão de crédito que, na verdade, serviria como faca para cortar os produtos, três caixas de viagra e 4.195 euros, também escondidos.
Para além do proprietário do pub, foi ainda detida uma mulher por alegadas agressões a um agente da autoridade.
Ambos foram libertados após ida a tribunal, aguardando julgamento em liberdade.
Leia Também
Entra em jardim infantil de Braga para roubar, diz que veio buscar criança e acaba agredido por pais
Mulher em estado grave após acidente na cidade de Braga
“Drone térmico” da GNR procura idoso desaparecido em Trás-os-Montes
Juiz manda prender ‘Jojó’, assaltante que tem ‘semeado’ pânico em Braga
Tiraram criança do carro e roubaram-no enquanto dona foi ao talho em Braga
Acidente com três feridos, um deles grave, em Famalicão

Militares da GNR iniciaram, esta sexta-feira, buscas na localidade de Cidadelha de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar, na sequência de um alerta para o desaparecimento de um idoso, registado na quinta-feira.
Nas buscas, a GNR de Vila Pouca de Aguiar está a utilizar, além de várias patrulhas, um “drone” com câmara térmica, assim como meios cinotécnicos.
Segundo disse a força de segurança à Lusa, a GNR foi chamada hoje para o local, depois de ter sido dado o alerta do desaparecimento do idoso que vive sozinho mas que “terá alguns problemas de saúde”.
O alerta foi lançado esta tarde no Facebook do Centro Social Planalto de Jales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, onde o idoso é utente. Na nota publicada, refere-se que o homem foi visto pela última vez na quinta-feira de manhã e que, além da GNR de Vila Pouca de Aguiar, estão também a auxiliar nas buscas funcionárias do centro social.
Aqui Perto
Quatro quilos de meixão apreendidos em Vila do Conde
Unidade de Controlo Costeiro de Esposende

A GNR apreendeu hoje cerca de quatro quilogramas de meixão em estado juvenil, avaliado em 5.700 euros, no rio Ave, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto.
Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Esposende, explica que a apreensão ocorreu “no âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal” de meixão.
“Os militares da Guarda detetaram um indivíduo, de 38 anos, com 3,8 quilos desta espécie que utilizava vários utensílios de pesca e redes para a sua captura que, devido às características, são extremamente lesivas à fauna existente. O material utilizado na captura e o meixão foram apreendidos, tendo sido devolvido ao seu habitat natural por se encontrar vivo”, refere a GNR.
O suspeito foi constituído arguido, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.
A GNR alerta que “a enguia europeia (‘Anguilla anguilla’) que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie”.

É o primeiro surto de covid-19 numa exploração de visons na Galiza. O Conselho do Meio Rural de Espanha divulgou hoje que surgiu um foco de infeção por SARS-CoV-2 numa quinta de criação de vison-americano no concelho de A Baña, na Corunha. A Junta da Galiza também já tem conhecimento do surto e comunicou ao Ministério da Agricultura.
Após vários países, como Holanda e França, terem eliminado milhares de visons infetados com covid-19, todas as explorações de vison-americano licenciadas no espaço da União Europeia estão a realizar exames aos animais, e foi assim que se identificou este novo foco.
Assim, e conforme as normas em vigor para este tipo de exploração, todos os 3.100 visons vão ser abatidos durante a próxima semana. Segundo a Junta da Galiza, existem 25 quintas deste género no território galego, totalizando cerca de 69 mil visons-americanos.
Em Portugal não há registo de criação desta espécime, embora seja várias vezes avistada em território minhoto. Segundo especialistas, estes visons “portugueses” devem ter escapado das quintas galegas.
Reportagens da Semana


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela


SC Braga faz 100 anos, ‘Melinha’ vai à bola há 75 e só quer ver o seu clube campeão
Amélia Morais é uma adepta bem conhecida de todos
Populares
- PaísHá 11 horas
Multas ‘covid’ são para pagar na hora e passeios higiénicos só com comprovativo
- BragaHá 1 dia
Dona de pastelaria em Braga desespera com confinamento: “Vender pão não chega”
- BragaHá 1 dia
Tiraram criança do carro e roubaram-no enquanto dona foi ao talho em Braga
- Alto MinhoHá 2 dias
“Hortense” derruba poste de eletricidade em Ponte de Lima e corta estrada em Valença