O presidente do Governo da Galiza, Alfonso Rueda, anunciou na última noite que o Governo espanhol não convidou a região a participar na Cimeira Ibérica, que decorre esta sexta-feira no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Por isso, escreveu “imediatamente” ao primeiro-ministro Pedro Sánchez, a pedir que seja “prioridade” na cimeira de hoje o reforço de uma cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal, lembrando também “a urgência na ligação de alta velocidade entre Vigo e Lisboa”.
“Queremos que seja uma realidade”, notou o governante galego, lembrando que o executivo que lidera disse de forma reiterada ao executivo de Espanha que se comprometeu com a criação da linha de alta velocidade entre Vigo e Porto, de forma a alavancar sinergias entre a Galiza e Portugal.
Espera, por isso, que a construção de uma saída em Vigo, rumo a Portugal, seja uma prioridade na discussão desta cimeira, reforçou, numa conferência de imprensa realizada após reunião do conselho.
Rueda pede que seja colocada em cima da mesa também a construção de uma ciclovia na ponte internacional entre Salvaterra de Miño e Monção, e afirma que há a necessidade de melhorar o funcionamento do comboio Celta, que transita na Linha do Minho, entre Vigo e Porto.
O líder do Governo galego lamentou que o executivo socialista de Pedro Sanchez não tenha convidado os governo das comunidades limítrofes a Portugal, como é o caso da Galiza.
“Perante um relacionamento tão próximo de Portugal com a Galiza, faria todo o sentido estarmos na linha da frente neste importantíssimo encontro”, concluiu.