Esposende
Galaicofolia é recriação histórica que anima Castro de S. Lourenço em Esposende
Música e danças galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios, demonstração de aves de rapina, teatro, fantoches ou combates de gladiadores são alguns dos destaques
em

O Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, acolhe, este fim-de-semana, mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa”. Promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, este projeto é uma aula de História para os mais novos e a descoberta de novas babordagens dos factos, para os mais velhos.
A edição de 2019 apresenta a gastronomia, enquanto temática principal e, dentro desta, a cerveja e o vinho, bebidas que marcavam os dias de festa destes povos – a cerveja mais conotada com o povo galaico e o vinho
mais ligado ao mundo romano.
Tendo como cenário o castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende, este é um evento de concilia a animação musical à gastronomia de época, as encenações teatrais que revivem ambiências e recriações históricas que contribuem para divulgar a importância arqueológica do Castro de S. Lourenço.
No povoado, pode o visitante observar animais domésticos e aves de rapina, um mercado, participar nos desafios de destreza, ou deixar que os mais pequenos se divirtam no espaço Caturo, descobrindo a História local, através da dramatização de contos e lendas. Para concluir a visita, o espaço alimentar apresenta algumas iguarias da época, como pão e queimada galaica, feitos no momento.
O programa apresenta uma atividade constante, com muita música e danças galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios (ferreiro, carpinteiro, tecelão e oleiro), demonstração de aves de rapina, teatro, fantoches ou combates de gladiadores, entre muitas outras atrações.
A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao local do evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento, também eles gratuitos.
As portas do recinto abrem às 18:30 desta sexta-feira, dia 19 de julho, e encerram às 00:00 do dia 21.

Leia Também
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Cávado
Sete detidos por tráfico de droga após ‘rusga’ da GNR em bares de Esposende
Combate ao tráfico
em

Sete pessoas foram detidas, durante uma operação de fiscalização da GNR, em estabelecimentos de diversão noturna em Esposende, esta madrugada, anunciou aquela polícia.
Em comunicado, o comando territorial de Braga informa que seis homens e uma mulher, com idades entre os 25 e os 40 anos, foram detidos por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.
“No decorrer da operação de combate ao tráfico de droga, foram fiscalizados estabelecimentos de diversão noturna, onde, além das detenções por posse de estupefacientes e de armas proibidas, foram elaborados 14 autos de contraordenação por consumo”, de droga, refere o mesmo documento.
Foram apreendidas 102 doses de ecstasy, 65 doses de MDMA, 27 doses de cocaína, oito doses de haxixe, sete doses de canábis, 115 euros em numerário e uma arma branca e um x-ato.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Esposende.
Esta operação contou com o reforço com o Destacamento Territorial de Barcelos e do Destacamento de Intervenção de Braga.
Cávado
Duas mulheres em estado grave após brutal colisão em Esposende
Acidente fez cinco feridos, um dos quais uma criança de três anos
em

Cinco pessoas sofreram ferimentos na sequência de uma colisão rodoviária em Esposende, disse a O MINHO fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga (CDOS). Duas das cinco vítimas sofreram ferimentos graves, acrescentou fonte dos bombeiros.
Do que foi possível apurar, o acidente ocorreu pouco depois das 11:30 deste domingo, envolvendo três viaturas, no tabuleiro da EN 103-1, numa das saídas para A28, em Esposende.
Ao local acorreram os Bombeiros de Esposende com quatro ambulâncias e a viatura de desencarceramento (VSAT), num total de 12 bombeiros.
Esteve também a GNR de Esposende, a VMER de Barcelos e a SIV de Ponte de Lima, com mais seis elementos, segundo informação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
As vítimas, entre as quais um menino de três anos e uma jovem de 17, foram transportadas para diferentes unidades hospitalares, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.
Uma mulher de 31 e outra com 62 sofreram ferimentos considerados graves, e foram transportadas para o Hospital de Braga. Ficou, também, ferido um homem de 27 anos no mesmo acidente, transportado para o Hospital de Barcelos.
A circulação no acesso à A28, junto a uma grande superfície comercial, continua a fazer-se, mas com lentidão, acrescentou o CDOS.

A GNR deteve em Fão, Esposende, um homem de 57 anos por captura de aves selvagens, tendo ainda recuperado cinco pintassilgos que foram restituídos ao seu habitat natural, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a GNR acrescenta que a operação resultou ainda na recuperação de uma rede “camaroeira” e alçapão e de um aparelho rádio eletrónico “usado como chamariz”.

Foto: Divulgação/GNR
O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Esposende.
EM FOCO
ÚLTIMAS
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- GuimarãesHá 20 horas
Jovem de 25 anos morre esmagado em obra em Guimarães
- BragaHá 2 dias
Bananeiro em Braga à espera de milhares na véspera de Natal
- BragaHá 2 dias
Agente da Polícia Municipal de Braga agredida por mulher à porta do hospital
- GuimarãesHá 2 dias
Incêndio leva polícia a descobrir 131 pés de canábis em Guimarães