Seguir o O MINHO

Motores

Gabriela Correia faz história na estreia na Rampa da Penha

João Fonseca venceu a prova

em

Foto: Zoom/Divulgação

A jovem piloto Gabriela Correia, bracarense de 16 anos, tornou-se a piloto mais jovem de sempre a subir ao pódio absoluto de uma rampa em Portugal, com o 3.º lugar da geral e a vitória na categoria Turismos ao volante do SEAT León Mk3 na Rampa da Penha, que decorreu este fim de semana em Guimarães.

João Fonseca, campeão em 2015, regressou à prova, num Silver Car EF10, e foi outro destaque na prova, com a vitória. Hélder Silva foi o piloto que se lhe seguiu, com Gabriela Correia na terceira posição.

Numa rampa que não pôde disputar em 2018, por não ter a idade mínima obrigatória, Gabriela Correia começou por obter o registo de 1m47,593s na primeira subida oficial, no sábado, melhorando depois para 1m46,045s na segunda subida oficial, no domingo. Quando a chuva fez a sua aparição definitiva, Gabriela Correia esteve muito forte e consegui o tempo de 1m48,353s com o piso molhado, garantindo a vitória nos Turismos e um histórico pódio absoluto.

“Não estava de todo à espera deste resultado, sobretudo porque nunca tinha feito esta rampa e porque o fim de semana teve uma mistura de piso seco e molhado”, afirmou a promissora piloto de Braga.

“Fui ganhando confiança com o carro a cada subida e quando a chuva apareceu senti-me muito à vontade porque gosto de guiar nessas condições. Foi uma explosão de alegria saber que tinha conseguido um pódio à geral e a vitória nos Turismos. É o culminar de todo o trabalho que fizemos desde a Rampa da Falperra do ano passado. Muito obrigado a toda equipa, à minha família e a todas as pessoas que nos apoiam nas provas e à distância”, concluiu Gabriela Correia, que no próximo fim de semana terá outra estreia absoluta na sua curta carreira, ao competir no Open de Portugal de Velocidade, no Circuito do Estoril.

Na Rampa da Penha, José Correia fazia a sua estreia oficial ao volante do Osella PA2000 Evo 2 e foi condicionado por um toque no sábado, que impediu o protótipo italiano de prosseguir em prova.

EM FOCO

Populares