Seguir o O MINHO

I Liga

G15 pede reunião com Pedro Proença para esclarecer reintegração do Gil Vicente

Com caráter de emergência

em

Foto: DR

O G15, grupo dos clubes da I Liga de futebol com exceção dos três ‘grandes’, solicitou hoje uma reunião com caráter de emergência com o presidente da Liga da Clubes, Pedro Proença, na segunda-feira, pelas 10:30.

Em causa está a reintegração do Gil Vicente na I Liga na temporada 2019/20, já hoje exigida em comunicado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FPF exige reintegração do Gil Vicente na I Liga de futebol na época 2019/20

Os clubes que constituem o G15 estiveram reunidos num hotel em Vila Nova de Gaia para debater o processo de reintegração do Gil Vicente, tendo decidido avançar para o pedido de reunião com o presidente da Liga de Cubes.

O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, foi novamente o porta-voz do grupo no final da reunião, revelando que os clubes pretendem que seja esclarecida a situação do clube de Barcelos.

Segundo o dirigente, o G15 quer perceber melhor o “memorando, o acordo e a norma em vigor” que sustentam a decisão de devolver o Gil Vicente à I Liga de futebol, em 2019/2010.

Estiveram na reunião representantes de Marítimo, SC Braga, Boavista, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal, Rio Ave, Moreirense, Chaves, Tondela, Belenenses, Vitória SC e Aves.

“O senhor Pedro Proença é um jogador. Estamos em ano de eleições, está a jogar em vários tabuleiros”

O Santa Clara e o Portimonense foram representados pelo Marítimo, enquanto o Nacional e o Estoril Praia faltaram.

Despromovido à II Liga na época 2006/07, por alegada irregularidade na utilização de Mateus, avançado atualmente no Boavista, o Gil Vicente viu a LPFP anunciar a sua reintegração na I Liga em 12 de dezembro de 2017, na sequência de uma decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, em 2016.

Esta instância de recurso declarou nula a decisão de descida do Gil Vicente tomada pelo Conselho de Justiça da FPF, em agosto de 2006.

Na sequência disso, a LPFP aprovou, após recomendação da FPF, a reintegração do emblema de Barcelos no principal escalão na época 2019/20, determinando que, na presente temporada, fossem despromovidos três clubes e promovidos dois da II Liga.

Atualmente, o Gil Vicente disputa a Série A do Campeonato de Portugal – terceiro escalão –, sem que os seus jogos contem para a classificação, por determinação federativa.

Recentemente vários clubes do principal escalão admitiram recorrer à justiça para impugnar o campeonato, alegando que a decisão judicial de 2016 não obriga à reintegração do clube de Barcelos.

Anúncio

I Liga

Braga e Gil Vicente empatam 1-1 em Barcelos

3.ª jornada da I Liga

em

Foto: Divulgação/SC Braga

O Gil Vicente e o SC Braga empataram hoje 1-1, em jogo da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, e os bracarenses somaram o segundo encontro seguido sem ganharem no campeonato.

No estádio Cidade de Bsrcelos, Galeno inaugurou o marcador a favor Braga, aos 06 minutos, mas na segunda parte, depois de uma interrupção de meia hora devido a uma falha elétrica, Sandro Lima fez o golo do empate, aos 90+19.

Uma semana depois da derrota com o Sporting (2-1), em Alvalade, o Braga voltou a perder terreno e segue no sexto lugar, com quatro pontos, menos três do que Sporting e Famalicão, que lideram, com sete.

O Gil Vicente, que regressou à I Liga com um triunfo sobre o FC Porto (2-1), antes de perder com o Moreirense (3-0), também soma quatro pontos e ocupa o 11.º lugar.

Continuar a ler

I Liga

Gil Vicente-Braga reatado após falha de iluminação

3.ª jornada da I Liga

em

Foto: O MINHO

O jogo entre o Gil Vicente e o SC Braga, da terceira jornada da I Liga de futebol, foi hoje reatado na segunda parte, após ter estado interronpido meia hora devido a uma falha de energia elétrica.

O encontro foi interrompido ao minuto 50, quando a iluminação do Estádio Cidade de Barcelos se apagou, numa altura em que a formação ‘arsenalista’ vencia por 1-0, graças a um golo marcado pelo extremo brasileiro Wenderson Galeno, aos seis minutos.

Os jogadores das duas equipas não recolheram aos balneários, tendo ficado no relvado cerca de meia hora, enquanto aguardaram pelo restabelecimento da iluminação do recinto.

Continuar a ler

I Liga

Falha de iluminação força paragem no jogo Gil Vicente-Braga

3.ª jornada da I Liga

em

Foto: O MINHO

O jogo entre o Gil Vicente e o SC Braga, da terceira jornada da I Liga de futebol, foi hoje interrompido na segunda parte, devido a uma falha de energia elétrica.

Gil Vicente-Braga reatado após falha de iluminação

O encontro foi interrompido ao minuto 50, quando a iluminação do Estádio Cidade de Barcelos se apagou, numa altura em que a formação ‘arsenalista’ vencia por 1-0, graças a um golo marcado pelo extremo brasileiro Wenderson Galeno, aos seis minutos.

Foto: O MINHO

Os jogadores das duas equipas não recolheram aos balneários, tendo ficado no relvado, enquanto aguardavam o restabelecimento da iluminação do recinto.

Continuar a ler

Populares