Trinta e dois estudantes das engenharias e outras licenciaturas da Universidade do Minho estão a participar num projeto para criar um protótipo de carro movido a eletricidade, dinamizado pelo Formula Student Universidade do Minho (FSUminho). Maioria dos jovens são de Braga, Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo e Trofa
A competição é organizada pela Imeche (Institution of Mechanical Engineers) em parceria com a Society of Automotive Engineers e pretende levar o nome da UMinho à maior competição de desporto motorizado jovem do mundo.
Mais de mil equipas de 90 paises participam no evento, sendo que Portugal, este ano, entrou com dez equipas.
O objetivo é atrair patrocinadores e estabelecer-se como referência clara na região norte.
Os estudantes envolvidos no projeto sao das escolas superiores de Lisboa, Coimbra, Leiria, Aveiro, Porto e agora Braga e Guimarães.
A equipa de trinta estudantes esta a desenhar o monolugar, criando componentes eletricos, motores e aquisição de patrocinios e parcerias.
Pretendem afirmar-se como referência clara na regiao Norte e reforçar a ligação entre a universidade e o tecido empresarial da região através da partilha de conhecimentos.
Estes estudantes querem tambem concretizar um modelo de economia sem desperdicios, circular, para reutilizar componentes eletrónicos das indústrias portugueses, através do aproveitamento de desperdicios.
O objetivo é gerar as competências necessárias ao crescimento e expansão do setor automóvel na região. A ideia do projeto nasceu em 2021, quando foi aprovada pela Escola de Engenharia da UMinho. Ganhou corpo em 2022, quando foram convidados a participar na Fórmula Student, que envolve dez universidades portuguesas.
Em setembro de 2022 foi constituida esta equipa que já tem o apoio de várias empresas ligadas ao setor.
Para já, os jovens d FSUminho vão concorrer com um protótipo virtual, que tem de ser aprovado nas provas de engenharia para ser validado e depois começar a ser executado.
Neste momento, a equipa está na fase do desenho dos vários componentes do chassis, seguindo um regulamento que tem de cumprir. Precisam de patrocínios de empresas que possam fornecer materiais para construir o carro, uma vez que os custos podem variar entre os 50 e os cem mil euros.
Outra necessidade deste projeto é “um sitio para construir um carro, com apoio da escola de engenharia da um, uma vez que que ele aplica os conhecimentos fora do curso e visa interligar os diversos mestrados”.
A equipa está dividida em cinco grupos que vão desde a eletrónica a powertrain do motor, acumulador, gestor de baterias, cablagem do carro, sensorização e controlo de erros, segurança, transmissão, arrefecimento de baterias ate a parte física do carro suspensão, chassis e desenho passando pelo contacto com empresas e angariação de patrocinadores.