A parceria entre o SC Braga e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) chegou ao fim após 16 anos, foi hoje anunciado.
A equipa foi fundada em 2007, após o SC Braga demonstrar interesse em unir as duas formações. Como referem os estudantes, em comunicado, na altura, a AAUM era “reconhecida pelo seu jogo de qualidade e pelas boas infraestruturas na Universidade do Minho”.
“Em 2008, decorreu o primeiro ano oficial de competição para a equipa conjunta, que, em 16 anos, foi marcada por muitas vitórias, em especial a conquista da Taça de Portugal, no ano transato”, nota.
“Elevados custos”
Apesar dos “excelentes resultados”, a fusão exige “elevados custos à associação estudantil, devido à grandiosidade que o projeto atingiu, tornando-se impossível para a AAUMinho continuar a financiar”.
O momento oficial do término da fusão decorrerá na quinta-feira, na Gala do Desporto da Universidade do Minho.
O momento de homenagem contará com a presença de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, e Margarida Isaías, presidente da AAUM.
A Gala do Desporto homenageará ainda os estudantes-atletas da UMinho que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de ‘Podium’ nas competições desportivas universitárias nacionais e internacionais, e os estudantes-atletas que obtiveram desempenho académico e desportivo, através dos Prémios de Mérito Desportivo.