Furacão aproxima-se a 37km/h. Açores a ‘vermelho’ com ondas de 17 metros

Ciclone Tropical Kirk
Imagem: AccuWeather

O centro do ciclone tropical Kirk, um furacão de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson, encontra-se mais próximo do arquipélago dos Açores e a uma velocidade maior do que a registada no sábado, motivando um aviso meteorológico vermelho para Ilha das Flores, por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo vão estar novamente sob aviso amarelo já na segunda-feira, a partir das 09:00, por causa da chuva forte, devendo esse aviso manter-se até à meia-noite. Porém, os efeitos deste ciclone na região do Minho são esperados entre terça e quarta-feira.

Em comunicado enviado a O MINHO, o IPMA refere que, pelas 09:00 horas deste domingo, o centro do ciclone encontrava-se “a cerca 1724 km a oés-sudoeste dos Açores, com deslocamento para norte-nordeste a uma velocidade de 37 km/h”.

Segundo o IPMA, à medida que se desloca em direção ao continente europeu, o centro do ciclone tropical irá passar a norte do Arquipélago dos Açores como tempestade tropical, provocando um agravamento do estado do tempo.

Os efeitos que se farão sentir passam por “precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoada, um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, isto a partir do final da tarde de segunda-feira.

O IPMA prevê rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 10 metros de altura significativa e 17 metros de altura máxima.

O continente também vai ser afetado por esta tempestade extratropical, sobretudo na quarta-feira, trazendo chuva e vento forte com abundância à região do Minho, bem como agitação marítima no litoral.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados