O funicular de Santa Luzia, em Viana do Castelo, reabriu esta quinta-feira ao público, depois de obras de substituição de cabos e de manutenção, anunciou a autarquia.
O funicular, que abriu em abril de 2007, completou recentemente dez anos de circulação e recebeu, até abril de 2017, mais de 858 mil passageiros.
Segundo a câmara municipal, “dos dados mais relevantes, sublinha-se que só em abril deste ano foram registados 11.464 passageiros (desde janeiro até abril de 2017 foram 19.828 passageiros). Mas o melhor ano e que bateu todos os recordes foi o de 2016, com um total de 126.752 passageiros e o melhor mês foi o de agosto do ano passado com 40.468 passageiros”.
O Funicular de Santa Luzia, distinguido com o prémio de Infraestrutura Ferroviária do Ano 2013 e com o mesmo certificado em 2014, é o mais moderno de Portugal. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros.
Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de junho de 1923 através da “Empreza do Elevador de Santa Luzia”. Entre 18 de Agosto e 31 de Outubro de 1944, os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com carácter provisório e, em 1945, foi alvo de importantes trabalhos de reparação.
A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo e, em meados de 2005, foi alvo de uma empreitada de 2,28 milhões de euros com a renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas modernas carruagens, com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé. Permitem o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes.