Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Funeral do mestre de rebocador que morreu no Porto de Viana realiza-se no sábado

José Gavinho tinha 59 anos

em

Foto: DR

O funeral de José Gavinho, mestre de rebocador de embarcações de 59 anos que morreu na quinta-feira no rio Lima, realiza-se no próximo sábado em Viana do Castelo, sua terra natal.

As cerimónias fúnebres realizam-se, às 15:00, desde Capela do Repouso para a igreja da Ordem Terceira onde se realizará a missa de corpo presente, indo de seguida a sepultar no cemitério local.

A missa de sétimo dia realizado em 29 de novembro, na igreja de São Domingos, na freguesia de Monserrate.

Como O MINHO noticiou, José Gavinho, de 59 anos, foi encontrado por familiares, por volta da 01:00, afogado na zona dos rebocadores de embarcações no cais comercial do Porto de Viana.

Quando os elementos da Polícia Marítima chegaram ao local, o corpo já tinha sido retirado por familiares.

O óbito acabou por ser declarado no local.

Ao que tudo indica, ter-se-á tratado de um acidente.

O mestre de rebocador era procurado desde o final da tarde de quarta-feira, quando a mulher deu pela sua falta. Era procurado, desde então, por um familiar.

“A mulher sentiu a falta dele. Escureceu e não chegava a casa. Contactou um sobrinho, que também é tripulante dos rebocadores, que andou à procura, acabando por encontrar o corpo cerca da 01:00, dando o alerta às autoridades”, adiantou Rui da Silva Lampreia, comandante da Polícia Marítima de Viana.

Em comunicado enviado às redações, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informou que o mestre trabalhava para a TINITA – Transportes e Reboques Marítimos, uma empresa licenciada para prestar serviço de reboque no porto local.

“As autoridades competentes estão a proceder em conformidade no sentido de averiguar as circunstâncias do sucedido. A APDL lamenta profundamente esta perda e envia as condolências à família e à empresa”, adiantava a nota.

Para o local foram mobilizados, além da Polícia Marítima, os Bombeiros de Viana do Castelo, VMER do Alto Minho e INEM.

Populares