O funeral de Jorge Dantas, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) que morreu num acidente de viação na A28, em Esposende, realiza-se na terça-feira.
- Anúncio -
A cerimónia fúnebre, incialmente marcada para esta segunda-feira, foi adiada para amanhã às 15.00 na igreja paroquial de Areosa, em Viana do Castelo, informou a Escola Superior de Lazer e Desporto do IPVC, da qual era subdiretor.
Como O MINHO noticiou, Jorge Dantas morreu num ocorrido ao final da manhã da passada quinta-feira, na A28, na zona de Antas, em Esposende.
O IPVC decretou dois dias de lute colocou as bandeiras a meia-haste.
A instituição de ensino superior emitiu uma nota em que “manifesta o seu sentido pesar” pela morte de Jorge Dantas, que ali era professor “há mais de duas décadas”.
Era subdiretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) desde 31 de julho de 2019.
Formado em Educação Física, pela Universidade Técnica de Lisboa, e com mestrado em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Física e Lazer, pela Universidade do Minho, Jorge Dantas “pautou sempre o seu percurso profissional pela promoção do desporto e de uma vida saudável”, refere a nota de pesar.
“Manteve sempre uma vida associativa intensa”
“Manteve também sempre uma vida associativa intensa, colaborando ativamente com várias instituições da região”, acrescenta.
“Reconhecendo o seu valor, mérito, dedicação e empenho”, o IPVC “endereça as mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos, em particular à esposa e às filhas”, pode ler-se ainda na nota de pesar, na qual são envidas “condolências a toda a comunidade académica, em particular ao colegas e estudantes da ESDL-IPVC, com quem o Professor Jorge Dantas contactava diariamente, disponibilizando-se para prestar apoio neste momento de dor e sofrimento”.
A presidência do IPVC decretou dois dias de luto académico e em todos os edifícios da instituição será colocada a bandeira a meia haste pelo mesmo período, assim como no dia do funeral.
Choque com camião
O carro que Jorge Dantas conduzia colidiu com um camião, na A28, sentido norte-sul, tendo o óbito sido declarado no local.
O alerta foi dado pelas 12:00.
Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Esposende e de Fão, bem como a VMER de Viana do Castelo.
A GNR registou a ocorrência.
Notícia atualizada às 21:22 com adiamento do funeral.