Fundo Ambiental aplica 247 milhões de euros em 2018

Valor executado aumentou 82%
Fundo ambiental aplica 247 milhões de euros em 2018

A execução do Fundo Ambiental (FA) atingiu 247 milhões de euros, em 2018, o valor mais elevado de sempre. Face a 2017, ano em que o valor executado foi de 136 milhões de euros, verificou-se um aumento de 82%.

Em 2018, a redução do défice tarifário foi a área à qual mais verbas foram alocadas (160 milhões de euros), permitindo a redução do preço da eletricidade, este ano, em 3,5%.

Na proteção dos recursos hídricos foram investidos cerca de 30 milhões de euros.

Destacam-se, neste domínio, as intervenções urgentes de regularização fluvial,necessárias após a ocorrência dos incêndios de outubro de 2017 (11,6 milhões de euros), a sustentabilidade dos serviços de águas (10,4 milhões de euros) e a Operação Tejo (1,6 milhões de euros), que visou a remoção de lamas do leito do rio.

A mitigação e a adaptação às alterações climáticas também foram fortemente apoiadas pelo FA. Salienta-se a continuação do apoio à aquisição de viaturas elétricas − de 1170 automóveis e de 41 motociclos, que beneficiaram de ajudas de 2,65 milhões de euros −, o início do financiamento à expansão dos metros de Lisboa e do Porto (3,8 milhões de euros) e o financiamento de projetos do setor industrial (1,3 milhões de euros).

Foram ainda aplicados 8 milhões de euros na reparação de danos ambientais, 5 milhões de euros na conservação da natureza e na biodiversidade e 3,6 milhões de euros em projetos de economia circular.

Em termos de receitas, em 2018 o Fundo Ambiental arrecadou 314 milhões de euros, mais do dobro do ano anterior. Tal deve-se, sobretudo, ao aumento da receita gerado pelos leilões das licenças de emissão de carbono transacionadas no sistema de Comércio de Europeu Licenças de Emissão.

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas para a prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e da biodiversidade.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Líderes do psd de viana “advertidos” no caso das duas listas às autárquicas

Líderes do PSD de Viana “advertidos” no caso das duas listas às autárquicas

Próximo Artigo
Eclipse total de uma "superlua" na madrugada de domingo para segunda

Eclipse total de uma "superlua" na madrugada de domingo para segunda

Artigos Relacionados