Seguir o O MINHO

Barcelos

Funcionários de Secundária em Barcelos repetem greve por mais pessoal

Escola Secundária Alcaides de Faria

em

Foto: O MINHO / Arquivo

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, vão fazer greve na sexta-feira, naquele que será mais um protesto para reclamar o reforço urgente do pessoal não docente, anunciou hoje fonte sindical.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) alude a uma forma de luta “estrondosamente silenciosa”, marcada para o “Dia Aberto” daquela escola.

Na sexta-feira, a Alcaides de Faria será visitada por outras escolas e entidades, que ali irão promover a sua oferta formativa, nomeadamente para os alunos de 12.º ano que se prepararam para ingressar no ensino superior.

No comunicado, o STFPSN lembra que os assistentes operacionais da “Alcaides” já fizeram uma greve parcial em 07 de março, mas “até ao momento” não houve indicações de reforço de pessoal não docente na escola.

Segundo o que foi revelado na altura, a escola tem perto de 1.700 alunos e conta com 24 funcionários, três dos quais estão de baixa prolongada, por doença.

O STFPSN diz que para a escola funcionar “em condições” seriam precisos, pelo menos, mais dez funcionários.

“Estes trabalhadores não esquecem, não desistem e até endurecem a forma de luta, como espelho do seu total desagrado pelo desrespeito aos próprios alunos a cada dia que passa sem o reforço de pessoal”, refere o sindicado, no comunicado hoje divulgado.

Além do reforço do número de funcionários, o sindicato exige também a substituição dos trabalhadores que estão de baixa prolongada e a alteração à “portaria de rácios, claramente insuficiente para suprir as necessidades” e assegurar o normal funcionamento da escola.

Populares