Funcionário da Câmara de Braga desviou coluna de luz para clube de futebol e depois simulou furto

Acusado de peculato pelo Ministério Público
Foto: CM Braga

O Ministério Público (MP) acusou de peculato e simulação de crime um funcionário municipal de Braga que se apropriou de uma coluna de iluminação da autarquia para entregá-la a um clube de futebol, simulando depois o seu furto.

Em nota publicada hoje na página da Internet, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) conta que, em 09 de novembro de 2022, quando o arguido “exercia funções de encarregado operacional no serviço gestão de equipamentos” do município de Braga, “e em virtude dessas funções, decidiu retirar do local onde estava depositado o material pertencente à autarquia, uma coluna de iluminação metálica, de 12 metros, e entregá-la a um clube de futebol”.

Perto de duas semanas depois, em 22 de novembro de 2022, quando foi solicitado ao arguido “que procedesse ao transporte da coluna de iluminação metálica para uma obra que estava a ser realizada pelo município de Braga”, este, “com o intuito de ocultar a sua conduta, informou que a coluna tinha sido subtraída e, posteriormente, participou o furto à PSP”.

A acusação esteve a cargo do MP no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga (1.ª secção) e foi deduzida em 11 de fevereiro deste ano.

O arguido está acusado de um crime de peculato e de outro de simulação de crime.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados