Funcionárias de limpeza do Hospital de Guimarães em greve

Até às 24:00
Foto: O MINHO

As funcionárias de limpeza no Hospital de Guimarães estão hoje de greve e concentradas à porta da unidade hospitalar.

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) que acusa a empresa Sá Limpa, sediada na Trofa, no distrito do Porto, da “não entrega dos recibos de salários, do não pagamento das horas de plenários sindicais, da ausência de majoração de férias e a negação de tempo livre para a assistência a filhos e obrigações legais”.

Segundo o STAD, as tentativas de resolução através do Diálogo Social com a empresa “decorrem deste novembro de 2024, mas têm sido infrutíferas, levando os trabalhadores a exigir que os seus direitos sejam respeitados”.

Sendo a limpeza dos hospitais uma questão central para a segurança de todos quantos o utilizam, prevê o sindicato que a greve tenha efeitos na “higiene dos hospitais em causa, com consequências para a segurança dos doentes, dos trabalhadores e de todos aqueles que têm de frequentar estes espaços”.

A greve – que também abrange o hospital de Gaia, distrito do Porto – decorre desde as 00:00 até às 24:00.

À Lusa, o Hospital de Guimarães garantiu que a empresa subcontratada garantiu os serviços mínimos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados